Repensando...

Evangelização
Tipografia

A Espiritualidade, a Missão e o Planejamento Estratégico.

 

A Secretaria de Evangelização da IPI do Brasil promoveu na cidade de Patos, alto sertão da Paraíba

O primeiro REPENSANDO

Tivemos a presença de cerca de 70 líderes de 8 comunidades locais. Este encontro tem a proposta de ser “um tiro curto” sobre temáticas tão pertinentes para que cumpramos o nosso papel como Igreja de Cristo no contexto onde estamos plantados. Sem sombra de dúvidas vivemos dias desafiadores para a igreja brasileira, especialmente para as igrejas históricas e reformadas. Queiramos ou não, somos afetados todos os dias com propostas eclesiológicas pragmáticas, utilitaristas e consumistas, que em nada contribuem para uma construção saudável do SER IGREJA para os desafios dos dias atuais.Repensando 6

O REPENSANDO, se propõe a debater, mesmo que de forma superficial, mas, nem por isso irelevante, os temas da Espiritualidade, Missão e Planejamento, onde as lideranças da região serão os expositores e debatedores, procurando caminhos que tenham profunda identificação com a realidade de cada comunidade local.

Quando estudamos temas como estes, principalmente Espiritualidade e Missão, nos deparamos com as polarizações e as defesas de que, a maneira certa de fazer é “como nós fazemos” ou “como eu penso”. A Espiritualidade cristã é muito rica, criativa, versátil e plural, para que eu, me disponha a advogar que existe uma única forma de se vivenciar uma verdadeira espiritualidade. Claro, que não podemos perder de vista que a nossa Espiritualidade é antes de qualquer coisa Espiritualidade Cristã. Se ela não for cristocêntrica na sua essência, ela não é espiritualidade salutar. Quando pensamos sobre Missão, também enfrentamos uma serie de vertentes, chegando às vezes a determinar que a maneira certa de fazer missão é aquela que eu penso. Termos como, “Igreja Missionária”, “Missão Integral”, “Igreja Missional” e outros, são nomenclaturas que podem significar muito, como também, podem representar nada na vida de uma comunidade. No REPENSANDO debatemos estes temas, trazendo para a nossa construção os elementos presentes em todas as vertentes, desde que eles não negociem os valores eternos e absolutos do Evangelho de Jesus Cristo. Quando tratamos sobre Planejamento, estamos procurando perceber, qual a Missão, Visão e Valores de determinada comunidade. É estarrecedor perceber, como muitas IPIs locais não possuem nada disso e, pasmem, elas também não sabem onde e nem como chegar para alcançar determinado sonho. Planejamento Estratégico, em um passado recente era considerado uma aberração para que se pretendesse utilizar na Igreja de Jesus Cristo, ou no mínimo, era considerado um grande equivoco, pois, a Igreja não é uma empresa. Pois, bem, a igreja é uma organização, ela tem normas, departamentos, hierarquias, agenda, funções, orçamento. Então, por que ela não pode colocar tudo isso dentro de um planejamento com metas, alvos e prazos?

É bem verdade que o REPENSANDO,  não tem a pretensão de aprofundar e nem tão pouco esgotar estes temas, mas como falei, este encontro tem a intenção de ser um “tiro curto”, a ideia é acender uma pequena chama que poderá provocar um interesse de aprofundamento.

Repensando Bruno 1 1

Se sua igreja ou presbitério deseja a realização de um REPENSANDO, procure a Secretaria de Evangelização, que estaremos à inteira disposição para servi-los.

 

 

Rev. Jango Miranda
Secretário de Evangelização da IPI do Brasil