Curso de Teologia na Modalidade EaD

Faculdade de Teologia
Tipografia

Conforme já publicado e amplamente divulgado, na Assembleia Geral Extraordinária da IPIB, realizada em Londrina, PR, no mês de agosto do ano passado, foi aprovado o Projeto de Educação Teológica. Este Projeto, dentre outros itens, contempla a criação do curso livre de teologia na modalidade a distância (FATIPI-EaD), o qual será reconhecido pela IPIB a fim de atender candidatos ao ministério da Palavra e dos sacramentos de todas as regiões do Brasil, além de possibilitar o estudo da teologia aos membros das igrejas e à formação de liderança. Um plano de ação foi elaborado e aprovado para este ano de 2015 e o objetivo é iniciar o curso em fevereiro de 2016. Em geral, neste primeiro semestre trabalharemos na definição da matriz curricular, no treinamento dos professores e na implantação da plataforma virtual de aprendizagem; no segundo semestre, a ênfase será na produção do material, na gravação e edição das aulas e na capacitação de tutores.

A criação do Curso de Teologia pela IPIB na modalidade EaD atende os anseios de muitos irmãos, pois possibilitará a formação pastoral de quem não tem condições de se mudar e se manter na cidade de São Paulo. Outra relevante consequência será o fim da Complementação Teológica. Com isto, o referido Curso cumprirá com o histórico propósito de termos pastores formados para a igreja, pela igreja e com a igreja.

É importante destacar que o ingresso de candidatos e candidatas em 2016 no Curso de Teologia da IPIB, tanto no presencial como no EaD, se dará mediante cumprimento das exigências do “Manual do Candidato” referentes ao acompanhamento ministerial, na condição de pré-candidato. Para isto, os interessados deverão se apresentar aos respectivos presbitérios até o final do mês de abril, conforme correspondência já enviada aos Conselhos e Presbitérios.

Novo formato na complementação teológica

O Projeto de Educação Teológica da IPIB, mencionado acima, contempla novo formato da Complementação Teológica a partir deste mês de fevereiro. O texto aprovado encontra-se no site da FATIPI (www.fatipi.edu.br), assim como outras informações sobre a Complementação. As principais fases deste formato são: análise da documentação, prova oral perante Banca, prova escrita na FATIPI, complemento da formação (se necessário), e aprovação de exegese e monografia teológica. Seguem abaixo informações importantes para inscrição:

- Período de inscrição: de 2 de fevereiro a 30 de abril;

- Apresentação da carta de candidatura do Presbitério.

- Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente.

- Histórico Escolar do Curso de Teologia (contendo carga horária);

- Cópia dos Programas de Curso (contendo ementa e bibliografia);

- Comprovante de pagamento da inscrição.

Processo seletivo na FATIPI

O Exame do Processo Seletivo do Curso de Teologia da FATIPI ocorreu no dia 17/1/ 2015, conforme Edital publicado. Mais de 20 candidatos se inscreveram e participaram do exame. Na próxima edição, publicaremos os nomes e a denominação dos alunos que ingressaram no curso neste ano.

Semana de boas-vindas

A primeira semana letiva na FATIPI (de 2 a 6/2/2015) é dedicada à recepção dos novos alunos. Neste ano, ela ocorreu nos dias 2 a 6 de fevereiro. Iniciamos a semana com o Culto de Abertura e, nos dias seguintes, diversas programações foram planejadas, dentre elas: palestra sobre o ministério pastoral e a educação teológica na IPIB, comunicados gerais sobre a FATIPI e a cidade de São Paulo, atividades do Diretório Acadêmico visando à interação entre discentes e docentes, dentre outros. Desde já, registramos as nossas boas-vindas a todos os discentes, principalmente aos novos, e o desejo de serem ricamente abençoados por Deus no período de estudos e formação pastoral.

Diretoria e Coordenadorias na FATIPI

Para o biênio 2015-2016, a mantenedora da FATIPI, a Fundação Eduardo Carlos Pereira, decidiu manter a mesma Diretoria, ou seja, Rev. Reginaldo von Zuben (diretor) e Rev. Leontino Farias dos Santos (vice-diretor – sendo uma de suas principais atribuições o acompanhamento pastoral aos discentes). Quanto às coordenadorias, para o referido biênio: a Reva. Shirley Maria dos Santos Proença, do Curso Presencial; o Rev. Adilson de Souza Filho, da FATIPI-EaD; e o Rev. Leontino da Pós-Graduação Lato Sensu. Oremos em favor dos professores e professora responsáveis pelo bom andamento da Faculdade, bem como pelos demais docentes, discentes e funcionários. 

Rev. Reginaldo von Zuben
Diretor da FATIPI e
Pastor auxiliar na 1ª IPI de São Paulo