Trindade

Devocionais
Tipografia

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1.26a)

Durante muito tempo, os teólogos usaram a primeira parte do versículo exposto para provar, biblicamente, a doutrina da Trindade. Na atualidade, a comunidade exegética não é unânime nesta questão. Os termos plurais presentes no texto possuem outras explicações, além da pluralidade de Deus. Mas para essa breve meditação usaremos a antiga interpretação.

Sabemos que Deus é um. Mas o uso do verbo fazer no plural atesta mais de uma pessoa. A antiga tradição cristã ligou este versículo à doutrina da Trindade, na qual Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Quando interpretamos a primeira parte do referido verso à luz do dogma trinitariano, aprendemos algo bastante útil para a vida cristã. Deus, em primeiro lugar, é comunidade. Não é um ser isolado e centrado em si mesmo, mas interage entre as três pessoas distintas. Também fica claro que esse Deus “comunitário” delega o serviço às demais pessoas, não centralizando apenas em uma. O Deus comunidade trabalha de forma colegiada.

Nós, como filhos desse Deus Trino, devemos seguir seu exemplo, vivendo de forma solidária e exercendo nossas atividades de forma coletiva.

Oração: Senhor, que a doutrina da Trindade não seja uma mera especulação teológica, mas se torne um farol para todos os aspectos de nossa vida. Amém.

Rev. André Tadeu de Oliveira
Pastor do Presbitério Norte
da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.