A sabedoria e a mãe

Devocionais
Tipografia

Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe Provérbios 6:20

 

Por cerca de 14 vezes o autor de Provérbios faz referência à figura materna. Em boa parte delas, faz uso da mãe como sendo aquela que nos transmite sabedoria e nos ensina a vontade de Deus. Em outra parte, adverte os filhos sobre a importância de se honrar e respeitar os pais. Hoje celebramos o dia das mães, data reservada para lembrarmos e honrarmos àquela que tanto nos ama e cuida de nós.

O texto conhecido como “Capítulo da mulher virtuosa”, talvez você não saiba, nasce dos conselhos dado por uma mãe: Provérbios 31.1: “Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe”. Que inicia falando a respeito da importância de se escolher uma mulher para casar e segue dando uma lista de virtudes que uma mulher deve ter.

Provérbios nos apresenta uma série de recomendações que mães e filhos devem seguir e viver. A sabedoria está em retermos estes ensinamentos e honrarmos nossa mãe. Seja ela um bom ou um a mau exemplo, a ela devemos nosso respeito e nossa oração, nossa gratidão e nossa presença. Ame e honre sua mãe. Mãe, a você nossa gratidão por ser quem é nossas vidas.

Oração: Senhor Deus, eu te louvo pela vida da minha mãe e a benção de ser seu/sua filho/a

 

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB

_
Participe você também do Devocional 2017 da IPI do Brasil, saiba mais clicando aqui. Acesse a seção de download do site e baixe as devocionais do mês todo.