A Trindade

Devocionais
Tipografia

Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28.19) e Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Coríntios 13.13).

 

“Quem me dera ao menos uma vez entender como um só Deus ao mesmo tempo é três” (Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em Índios, disco Dois, 1986). A dificuldade revelada pela turma da Legião Urbana em sua música não é apenas restrita aos não cristãos. Muitos cristãos têm a mesma dificuldade: “entender como um só Deus ao mesmo tempo é três”. A doutrina da Trindade é, de fato, um pouco complexa de ser entendida e nós a aceitamos pela fé e pelos fatos. A definição mais conhecida de Trindade é a que Pai, Filho e Espírito Santo são três essências de uma mesma pessoa. A fundamentação cristã da Trindade encontra-se, principalmente nas duas passagens acima.

Interessante notar que estas duas passagens são bem conhecidas dos cristãos. A primeira é o versículo base de todo trabalho missionário. O segundo é proferido dominicalmente em Igrejas Cristãs ao redor da terra ao final de suas atividades, conhecida como bênção apostólica. O primeiro texto nos mostra a porta de entrada na Igreja, o batismo. Cada cristão foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O segundo nos mostra um pouco do que cada um da Trindade realiza. O Filho nos concede graça, o Pai nos ama e o Espírito Santo está conosco a todo instante. Pai, Filho e Espírito estão em comunhão plena, sendo uma só pessoa e agem nas nossas vidas!

Oração: Deus Trino, te louvo pela alegria de experimentar tua presença por meio do Pai, Filho e Espírito Santo. É em nome de Jesus que oro. Amém.

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB

_
Participe você também do Devocional 2017 da IPI do Brasil, saiba mais clicando aqui. Acesse a seção de download do site e baixe as devocionais do mês todo.