Voltados para cada situação

Devocionais
Tipografia

Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. (Provérbios 25.21-22)

Avaliar as necessidades e socorrê-las vem antes de qualquer outro ministério. De nada adianta levar adiante um ministério se temos em nosso meio pessoas que estão passando necessidades. Precisamos saber reconhecer as necessidades do outro e fazer o possível para sanar, inclusive aqueles que militam contra a obra de Cristo.

Nós não cuidamos do povo de Deus com base num modelo de comportamento pré-determinado, antes, avaliamos cada situação e tomamos as decisões caso a caso. Agimos de maneira flexível, sem negociar os princípios básicos das Escrituras. Por isso mesmo, líderes não têm medo de admitir que precisam ouvir e procurar entender cada necessidade, avaliam cada situação e definem a direção a tomar. Em resumo, cristãos devem estar voltados para cada situação de maneira específica. Um mesmo problema, vivido por pessoas diferentes, não demandaram necessariamente as mesmas atitudes. Observamos e agimos conforme a orientação de Deus e àqueles que agem contra nós. Sejamos conscientes que nossas vidas são instrumentos da graça de Deus para sermos graciosos para com todos, sem exceção.

Oração: Senhor, faz-me sensível às necessidades do teu povo. Não permita que eu esteja de olhos fechados, ignorando o sofrimento de meus irmãos de comunidade. Em nome de Jesus, amém.

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB

_

Participe você também do Devocional 2017 da IPI do Brasil, saiba mais clicando aqui. Acesse a seção de download do site e baixe as devocionais do mês todo.