Motivar, não manipular

Devocionais
Tipografia

Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor, à sua frente. (Miqueias 2.13)

O capítulo dois do livro do profeta Miqueias fala a respeito dos falsos profetas e de como eles manipulavam as pessoas e as conduziam por caminhos distantes da vontade de Deus e próximo da vontade deles mesmos, falando o que o povo queria ouvir e arrecadando riquezas para usufruto próprio, esquecendo-se dos necessitados. O faziam a mando de Senaqueribe, rei assírio, para que ele os deixasse exercer suas funções. Manipulavam, pois eram manipulados. Estes versos de nossa meditação fazem parte do primeiro ciclo de profecias de Miqueias e a primeira palavra de Salvação proferida pelo profeta. A salvação do povo, diante de tanta manipulação, viria da mão de uma pessoa só: Deus, o Senhor.

Manipular é trabalhar para benefício próprio. É tudo o que um líder cristão deve evitar. Em Miqueias, aprendemos que os planos devem sempre ser apresentados para benefício do povo, e nunca em benefício próprio. O contrário da manipulação é a motivação. Cristãos devem estar aptos a motivar os outros no propósito maior de suas missões. Motivar é enxergar no que se está fazendo a contribuição direta para a proclamação do Evangelho.

Oração: Senhor, que eu seja uma pessoa motivadora na vida dos que desejam viver o teu evangelho. Em nome de Jesus, amém

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB

_

Participe você também do Devocional 2017 da IPI do Brasil, saiba mais clicando aqui. Acesse a seção de download do site e baixe as devocionais do mês todo.