Quando Deus diz não

Devocionais
Tipografia

Respondeu-lhes Jeremias, o profeta: Já vos ouvi; eis que orarei ao SENHOR, vosso Deus, segundo o vosso pedido. Tudo o que o SENHOR vos responder, eu vo-lo declararei; não vos ocultarei nada. (Jeremias 42.4).

O povo de Judá queria sair de sua terra e voltar para o Egito. Os principais do povo procuraram o profeta Jeremias para pedir que Deus os abençoasse em sua jornada e mostrasse qual caminho seguir. No entanto, se continuarmos a leitura, veremos que Deus manda o povo ficar em sua terra e nela confiar em Deus. O que mais me desperta a atenção neste texto é a maneira como o povo aborda Jeremias: “Seja ela boa ou seja má, obedeceremos à voz do Senhor, nosso Deus”.

Muitas vezes desejamos algo para nossas vidas que não é a vontade de Deus. Estamos realmente preparados para ouvir o não de Deus? Quando Deus nos diz não, a nossa postura deve ser a mesma do povo de Judá: obedecer. A obediência a Deus é o princípio de toda a nossa relação com ele. Ao obedecer o que ele nos ordena, mostramos nosso caráter de filhos e revelamos nossa condição de servos.

Quando Deus nos diz não é para nos revelar que bênçãos maiores estão por vir do que aquelas que pedimos. Bênçãos eternas, acima de qualquer circunstância e imune a qualquer ataque do inimigo. Ao orar, apresente a Deus seus planos, queixas e sonhos e esteja pronto para o não de Deus, e também para o sim, pois a resposta dele é sempre uma resposta de vida para nós.

Oração: Deus, que eu possa compreender que o seu não aos meus pedidos é o melhor para minha vida. Em nome de Jesus, amém.

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB