Ebenézer

Devocionais
Tipografia

Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa. (1 Samuel 7.6)

 

O povo de Deus estava reunido em Mispa, para onde haviam ido por ordem de Samuel, que os convocara para que intercedesse perante Deus em favor do povo. Enquanto ainda estavam reunidos, ouvindo as sentenças de Samuel contra o povo, que andava distantes dos caminhos do Senhor, os filisteus souberam da reunião do povo e marcharam para Mispa. Ao ouvir que os filisteus estavam a caminho, todo o povo voltou-se para Samuel e pediu-lhe que não parasse de clamar a Deus, para que este os libertasse das mãos dos filisteus. Samuel ofereceu sacrifício em holocausto ao Senhor e este atendeu a sua oração e clamor, libertando o povo do ataque dos filisteus. Após a vitória, Samuel pôs uma pedra entre Mispa em Sem e chamou de Ebenézer: até aqui nos ajudou o Senhor.

Por vezes, em nossas vidas, nos vemos diante das consequências nada agradáveis de nossos pecados. Sabemos que nossos pecados nos afastam de Deus, porém, Deus não deixa de nos ouvir e de atender a nossa voz. Ele sempre está conosco. Onde quer que nós estejamos, seja qual for a situação, Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor. Ele não nos desampara, não nos deixa à mercê de nossas circunstâncias. Ao orar, lembre-se que Deus nos ajuda e não nos desampara.

Oração: Senhor, te louvo por todo sustento em todo tempo. Em nome de Jesus, amém.

Reverendo Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP
Secretário de Música e Liturgia da IPIB