Valdenses - O Documentário

Divulgação
Tipografia

Em 26 de novembro de 2015, no Cine Gaumont, durante a Semana Adn Cine Documental Argentino, foi feita a pré estreia do Documentário "Valdenses", do Diretor Marcel Gonnet e a estreia comercial foi realizada em 3 de dezembro.

O documentário gira em torno de "Fieis por Séculos", um filme mudo de 1924, que retrata a História dos Valdenses e proibido pelo facismo de ser exibido nos cinemas na Itália, país onde os valdenses tem sua origem. O filme ficou cerca de 40 anos perdido e só recentemente veio a público. O Documentário de Marcel Gonnet conta a História dos Valdenses, sempre com inclusões de cenas e detalhes do filme mudo de 1924.

O elenco de "Valdenses", o documentário de Marcel, é praticamente todo do Grupo de Teatro Angrogna, que já encenava uma peça intitulada "Li Valdés". O diretor acompanhou a trupe em apresentações no Rio da Prata, região da Argentina e Uruguai onde os valdenses se instalaram na América do Sul. A viagem lhe serviu para compreender melhor os costumes e a cultura religiosa dos valdenses. Segundo Marcel, os atores deram um toque "teatral" às cenas, criando um diálogo muito interessante com o filme mudo de 1924. Veja abaixo, o trailer do Documentário.

Rev. Roberto Mauro
Secretário Geral e
Diretor do Ministério de Comunicação

{youtube}XoeqZMW-El8{/youtube}