Um olhar nos 75 anos da 1ª IPI de Santo André

Notícias de Igrejas e Concílios
Tipografia

Um ano mais de vida guardou-nos o Senhor. A nossa querida igreja, a primeira “Casa de Oração” Presbiteriana Independente de Santo André, completa setenta e cinco anos de organização.

São bodas de brilhantes que refletem a todos os que aqui estão e aos que já passaram. As comemorações se iniciaram com a publicação de um calendário com fotos das famílias que hoje estão entre nós e com culto público no dia 19 de fevereiro, tendo como preletor o Presidente do Sínodo Borda do Campo, Presbítero Ricardo Heumuth Benedetti. No transcorrer deste ano teremos outras diversas programações contando com preletores, corais, bandas, etc.

A Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Santo André (1ª IPISA) chegou à sua melhor idade. Iniciou como congregação da Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (hoje Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo) e, contando com potencial de autonomia, tanto em número de membros quanto financeiro, teve consagrada a sua organização em 22/02/1942. Como primeiro Pastor, o Reverendo Alfredo Borges Teixeira (membro fundador da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil e falecido em 1975) a 1ª IPISA, antes Igreja Presbiteriana Independente de Santo André, vivencia desde então da Maravilhosa Graça do Senhor Jesus. Todos os que por aqui inicialmente passaram, sejam homens ou mulheres, jovens e crianças "botaram a mão na massa", e construíram o templo (iniciado em 1955/1956 e concluído em 1959) que hoje, mais do que um Templo, mais do que a Catedral Presbiteriana Independente do ABC, é a Casa do Senhor. É aqui que continuamos a louvar e a engrandecer ao Senhor, o nosso Deus.

É verdade que poucos dos muitos membros que por aqui passaram ainda estão conosco, mas podemos reviver o produto de seu trabalho, através de fotos históricas, desde a época da sua construção. Onde a alegria, a força de vontade e o envolvimento com a obra do Senhor, resultaram na edificação do templo na Rua Coronel Francisco Amaro, 94. Todos os então departamentos e ministérios da igreja, a Sociedade auxiliadora de Senhoras (SAS), os Varonis (Sociedade dos homens), a União da Mocidade Presbiteriana Independente (UMPI), juntaram esforços em atividades das forças leigas e em atividades financeiras que resultaram além da construção do templo, contribuíram e ainda contribuem para a expansão do evangelho na região de Santo André e do ABC. Com o esforço de todos os membros e pastores que por aqui passaram, escreveu-se a história da 1ª IPISA em nossa cidade e região.

Foi uma “mãe” geradora de novas igrejas, pois, gerou a Segunda e a Terceira Igrejas Presbiterianas Independentes de Santo André, a Igreja Presbiteriana Independente de Mauá, a Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia, a Igreja Presbiteriana Independente de Utinga. Podemos dizer também que ela é “avó”, pois da sua “filha” de Mauá, gerou a segunda Igreja Presbiteriana Independente de Mauá. E ainda, com vigor renovado pelo Senhor, pois  há oito anos aceitou o desafio de plantar o alicerce para gerar mais uma filha, ao tomar sob seus cuidados eclesiásticos e financeiros o Projeto Missionário Toledanea. Além disso, ainda temos em andamento um grupo de oração que se reúne há muitos anos, às terças feiras às 14:30 h, o projeto Portas Abertas onde as portas da igreja ficam abertas à população de segunda a sexta feira, das 11 às 13 h, um Coral que, resistindo ao tempo, louva ao Senhor dominicalmente. E ainda contamos com uma biblioteca com centenas de títulos à disposição da igreja.

O Projeto Missionário Toledanea, foi iniciado pelo esforço e dedicação do então Diácono (hoje Presbítero) Manoel Messias Ferreira, que recebendo em sua casa os irmãos Ruan e Luana que pediam por alimentos. Sendo tocado pelo Criador e compadecendo-se deles, acompanhou-os até sua casa para conhecer as suas reais necessidades tanto materiais quanto espirituais. Levando a Palavra do Senhor, orou por eles e demais vizinhos. Dominicalmente aproveitava de momentos para visitação, oração e suplementação de alguns gêneros alimentícios. Deus, à frente do seu servo, iniciava o que hoje chamamos de Projeto Missionário Toledânia. Em junho de 2006 iniciava os trabalhos com reuniões aos domingos em uma garagem inicialmente cedida por um morador e, crescendo o número de pessoas interessadas em ouvir a Palavra, outros vizinhos cederam também suas casas para o trabalho.

Em 2008, o Presbítero Almer Vanderlei Ferreira, então coordenador da Escola dominical da igreja, passou a coordenar também as atividades dominicais do iniciado projeto missionário. Em 21/09/2008, no pastorado do Reverendo Enos Gomes da Silva, e com o apoio de irmãos e irmãs que até hoje lá estão, efetivou-se o trabalho oficialmente no projeto. Em janeiro 2009, chega o Reverendo Sérgio Paulo de Almeida, como pastor auxiliar, foi designado pelo Conselho para dirigir espiritualmente o projeto, visitando as famílias, ministrando aulas e levando as Boas Palavras de Salvação. Ficou também encarregado de juntamente com o Presbítero Messias dirigir e gerenciar todas as atividades do projeto.

A comunidade crescia (53 crianças e adolescentes e 18 adultos). O Conselho achou por bem adquirir um espaço. E assim se fez, pois no dia 19/09/2010 no pastorado do atual pastor, o Reverendo Ricardo José Bento, com culto público, o local foi consagrado na Rua Renascer nº 875, no Jardim Santo André, tendo a liturgia e direção do Rev. Sérgio e preleção do atual pastor de nossa igreja, o Reverendo Ricardo José Bento. Hoje contamos além do Presbítero Messias como coordenador e da Reverenda Nina Antônia de Carvalho pastora do Projeto, também com irmãos e irmãs que, vocacionados pelo Senhor, se dedicam desde o início ao Projeto.

A história da 1ª IPISA continua a ser escrita por nós que agora aqui estamos, pois o Senhor continua a chamar, a vocacionar homens e mulheres para o trabalho. Novas famílias, novas vidas estão chegando e se integrando ao corpo existente e, aceitando ao chamado do Senhor: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? (Isaías 6:8a), respondem: Eis-me aqui, envia-me a mim. (Isaías 6:8b).

Você que lê este artigo, sabe muito bem do valor destas palavras que de alguma forma ajudou a escrever. Sabe que fora do Senhor Jesus não tem vida. A 1ª IPISA é a nossa casa de confraternização, onde juntos adoramos e louvamos o nome do Senhor. A Ele, pois toda a Glória, Amém.

Presb. Angelo D. Crubellati
Secretário do Conselho

foto 1

foto 2

foto 3 2017 02 19foto 4b

Veja mais fotos antigas e recentes da 1ª IPI de Santo André clicando AQUI.