Nota de Falecimento

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Nota de Falecimento

Rev. Josué Soares da Silva, recolhido pelo Senhor no dia 2/11/2020, iniciou o seu ministério pastoral na IPI de Antonina, PR, em 1964, como pastor provisionado.  Retornou em 1966, como pastor ordenado e comissionado pelo Presbitério Sul do Paraná. 

Não passou pelo seminário teológico, mas tinha a seu favor grande inteligência, suficiente experiência cristã e o dom da palavra que o Senhor lhe deu, tornando-se um ardoroso e eloquente pregador.  Algumas pessoas, até brincando, dizia que, para ouvi-lo, teriam que estar com um dicionário na mão.

Era, naquele tempo, um homem ainda moço, simples, responsável e trabalhador. Morou alguns meses em minha casa, no início de 1966, pois a igreja ainda não tinha casa pastoral. Casou-se aqui em Antonina com Air de Paula, com quem teve um casal de filhos. 

Como parte do seu pastoreio, aos domingos, após a Escola Dominical e o almoço, saíamos a pé fazer visitas aos alunos que faltaram à escola e a pessoas doentes. 

Deixou um bom legado na história de nossa igreja. Escreveu um livro sobre consumo de drogas, já que o vício mata e destrói famílias há muito tempo. 

Seu trabalho na IPI de Antonina não vai ser esquecido. Recebeu a coroa da vida, dada por aquele que o fez pastor. Combateu o bom combate. 

A doença o enfraqueceu na carne, mas não na fé. “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Sl 116.15).

Presbítero Emérito Levi Martins de Souza 

O Rev. Josué nasceu em Garanhuns, PE, em 14/7/1934. Foi ordenado em 1966. Casou-se com Air de Paula e tiveram dois filhos. Atualmente, o Rev. Josué estava casado com France Mariane Pacheco da Silva. 

Pastoreou as seguintes igrejas: IPI Batel/Mergulhão; IPI de Telêmaco Borba; IPI de Castro, IPI de Antonina (2 vezes), 4ª IPI de Curitiba; 3ª IPI de Curitiba; 2ª IPI de Curitiba. 

Após o pastoreio dessas igrejas, o Rev. Josué desenvolveu atividade de capelão no Hospital Evangélico de Curitiba e no Hospital do Bairro Novo em Curitiba.

Agradecemos a Deus pela vida do Rev. Josué, pois teve uma atuação muito importante no desenvolvimento do Presbitério Sul do Paraná. 

Acompanhe outras notícias