os 80 anos da escola missionária de assis
Neste ano de 2021, comemoramos os 80 anos do estabelecimento da Escola Missionária de Assis, SP.
A Escola Missionária foi estabelecida com o apoio da Comissão de Educação Religiosa e Atividades Leigas (CERAL) da IPIB, no dia 1º de março de 1941.
A CERAL foi uma organização de destaque na vida da IPIB num dos momentos de graves problemas denominacionais com a chamada “Crise Doutrinária”, que dilacerou a igreja entre os anos de 1938-1942.
Essa Escola Missionária foi a primeira no gênero no âmbito de nossa denominação.
Ao destacá-la voltamos a nossa atenção para a 1ª IPI de Assis que, devido à sua grande expansão missionária, ficou conhecida, muito apropriadamente, como a “Antioquia da Sorocabana”.
Na verdade, a 1ª IPI de Assis aproveitou intensamente a porta que se abriu com a extensão dos trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que utilizou a cidade de Assis, em 1926, para a instalação de sua oficina, atraindo muitos ferroviários e abrindo o “sertão” paulista para a transformação de lugarejos em cidades.
Algumas figuras muito importantes na história da “Antioquia da Sorocaba” merecem especial atenção nesta live.
Em primeiro lugar, o Rev. Azor Etz Rodrigues, que pastoreou a 1ª IPI de Assis de 1930 a 1966 e de 1972 a 1973.
Além dele, a Missionária Cesarina Xavier Pinto, diretora interna e professora da Escola Missionária, e o Prof. Mário Amaral Novais, presbítero da 1ª IPI de Assis de 1937 a 1994, líderes não somente locais, mas também figuras de proa em todo o arraial presbiteriano independente.
DPO – Responsável pelos dados
Paulo Cesar de Souza – OAB/SP 296189