caderno especial – o estandarte

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

70 anos da junta de missões 1951-2021

Valorizar a história é pavimentar a estrada para o futuro.
O Estandarte – órgão oficial da IPI do Brasil – em parceria com a Comissão de História e Museu, disponibiliza para o público, cadernos especiais das lives que ocorreram privilegiando temas históricos da nossa igreja.

Acesse os demais cadernos especiais aqui.

O Estandarte - Caderno Especial - abril/2021

Na reunião do Sínodo da IPIB (hoje, Assembleia Geral), em janeiro de 1951, foi organizada a Junta de Missões da nossa igreja.

A Junta de Missões veio a tornar-se a Secretaria de Missões e, mais recentemente, a Secretaria de Evangelização.

Em janeiro de 2021, comemoramos os 70 anos da organização da Junta de Missões e, em fevereiro, celebramos, no dia 28, o Dia Nacional de Missões, lembrando o nascimento do Rev. Caetano Luiz Gomes Nogueira Júnior, no dia 29/2/1856.

Ele inspira, até hoje, o trabalho missionário da IPIB, tendo sido conhecido como “o evangelista dos sertões”. Além disso, o Rev. “Caetaninho”, como ficou carinhosamente conhecido, foi o primeiro presidente do Presbitério Presbiteriano Independente (1903) e do Sínodo Presbiteriano Independente (1908).

Portanto, a criação da Junta de Missões há 70 anos é data histórica muito significativa, pois deu origem a mudanças profundas na vida de nossa denominação no seu trabalho missionário.