Pastoral da Diretoria da Assembleia Geral

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Deus é contra as guerras

Muitos imaginavam que, após uma terrível pandemia que afetou o mundo todo, uma nova realidade emergiria em nosso planeta. Fustigado pela morte, o ser humano passaria a valorizar mais a vida. Diante da virulência da doença, o ser humano aprenderia a viver em solidariedade.

No entanto, nem bem a pandemia terminou, a velha humanidade de sempre voltou a se manifestar de muitas maneiras. A mais recente dessas manifestações foi a invasão da Ucrânia pela Rússia, comandada pelo oligarca Vladimir Putin.

Agora, cenas do horror da guerra invadem nossas casas pelos meios de comunicação. Famílias ucranianas desesperadas tentam salvar-se, fugindo, até mesmo a pé, de seu próprio país. Procuram refúgio em países vizinhos. Muitas pessoas, porém, estão sendo mortas, inclusive crianças.

No mundo todo, são muitas as vozes que se levantam clamando para que a guerra cesse. Na própria Rússia, manifestantes estão saindo às ruas contra a invasão da Ucrânia, apesar da repressão que sofrem. 

Entretanto, os ouvidos de Vladimir Putin estão completamente surdos ao seu clamor.

Frente a esse quadro, nós, cristãos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, somos seguidores do Mestre de Nazaré, Jesus, que sempre valorizou a paz e proclamou: “Bem-aventurados os que trabalham pela paz, pois eles serão chamados filhos de Deus”.

Jamais e em nenhuma circunstância seremos a favor de fuzis, de canhões, de mísseis ou de qualquer outro tipo de armamento para promoção da morte. Somos a favor do galileu que, quando foi preso do Getsêmani, ordenou a seu discípulo: “Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada”.

O nosso Deus é contra a morte e contra a guerra. Cremos no Deus do salmista do passado que cantava: “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza. Ele acaba com as guerras no mundo inteiro; quebra os arcos, despedaça as lanças e destrói os escudos no fogo. Ele diz: ‘Parem de guerrear e fiquem sabendo que eu sou Deus’”.

O nosso Deus é a favor da paz e da justiça. Ele já enviou o seu filho ao mundo, como declarou o profeta do passado: “Já nasceu uma criança. Deus nos mandou um menino que é o nosso rei. Seu nome é: Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

Por isso tudo, como Igreja Presbiteriana Independente, sem espada e sem armas, mas em nome do Senhor, conclamamos a todos e todas a orarem pelo fim das hostilidades e pela cessação da guerra. Clamemos também em favor de todas as pessoas que estão sofrendo o impacto direto da destruição violenta e da morte, debulhando-se em lágrimas. 

Supliquemos ao nosso Deus e Senhor que as partes envolvidas no conflito que ora se desenvolve desistam de matar e destruir, e aprendam a dialogar para solução de seus problemas. 

Assim Deus nos ajude. Amém.