notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Em memória do Presb. Daltro Izídio dos Santos

"Deem a cada um o que lhe é devido… se honra, honra" (Rm 13.7)

A Bíblia nos ensina a honrar: a Deus, em primeiro lugar (1Tm 1.17), aos nossos pais (Dt 5.16), ao cônjuge (1Pe 3.7; Ef 5.33), às viúvas (1Tm 5.3), aos idosos (Lb 19.32), aos irmãos na fé (Rm 12.10).

No dicionário, honrar significa dar crédito ou merecimento, dignificar. Portanto, nada mais bíblico do que honrar um servo de Deus que se dedicou por toda a vida a honrar seu Senhor, de muitas maneiras e em muitas ocasiões.

Assim foi o Presb. Daltro Izídio dos Santos, que nos deixou numa segunda-feira, 23 de maio de 2022.

Daltro teve longa carreira cristã na IPIB. Nascido em 1942, em Pirajuí, SP, fez pública profissão de fé em 1965, no culto do Centenário da 1ª IPI de São Paulo. Foi eleito diácono em 1977 e presbítero em 1989, sendo reconduzido ao oficialato repetidas vezes. Foi presidente da UMPI por muitos anos.

À IPI do Brasil serviu na Coordenadoria Nacional de Adultos e acompanhava muitas atividades de igrejas irmãs, visitando e participando de celebrações. Quando jovem, foi presidente da Confederação da Mocidade. Na 1ª Igreja, além de oficial, servia ao Senhor com a música – cantava nos coros, organizou o Coro Masculino e tocava gaita –, visitando enfermos, participando das atividades dos ministérios. Dono de voz grave e impostada, trabalhou em muitos programas de rádio como locutor.

Nos últimos anos praticava uma de suas paixões, a fotografia – a outra era conversar –, registrando batismos, festas e encontros. Sempre alegre, gostava de contar piadas, viajar – quem nunca ouviu falar do “Grupo do Daltro”?

Em 1968, Daltro casou-se com Rosely Maldonado Santos, hoje também presbítera, com quem teve três filhos, que geraram quatro netos e uma bisneta. No ofício fúnebre realizado no dia 24 de maio na Capela, além dos pastores e de membros do Conselho da 1ª Igreja, havia tantos irmãos de fé e amigos, que o local se tornou pequeno para todos. O sepultamento foi no Cemitério Jaraguá.

Agradecemos a Deus pela vida do Daltro, por seu legado e por sua família!