notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

No amor de Cristo está a chave da nossa unidade

A moderadora do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Dra. Agnes Abuom, pediu aos delegados da assembleia que “deixem o amor de Cristo nos mover”, ao entregar seu relatório de abertura na 11ª Assembleia do CMI em 31 de agosto.

A moderadora do comitê central do CMI, Dra. Agnes Abuom, entrega seu relatório no dia de abertura da 11ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, realizada em Karlsruhe, Alemanha, de 31 de agosto a 8 de setembro, sob o tema "O amor de Cristo move o mundo para a reconciliação e a unidade. " Foto: Albin Hillert/WCC

A IPI do Brasil é membro do Conselho Mundial de Igrejas.

A moderadora do comitê central do CMI, Dra. Agnes Abuom, refletiu sobre os desafios enfrentados pelos membros desde a última assembleia há oito anos e compartilhou suas esperanças para esta assembleia. “Na melhor das hipóteses, a assembleia é uma celebração espiritual do poder do amor de Deus para renovar nossas mentes e corações para que possamos nos tornar uma força contracultural impulsionada pela solidariedade com as pessoas mais vulneráveis e a criação de Deus”, disse ela.

“Ouçam atentamente os jovens entre nós”, pediu Abuom, observando que muitos jovens estão lutando ansiosamente enquanto expressam seus medos sobre justiça, paz e o futuro do planeta. “Eles são a geração que está passando pelas primeiras catástrofes da crise climática e a última geração que pode tomar qualquer ação para deter o aquecimento global.”

A assembleia se reúne em torno do tema: o amor de Cristo move o mundo para a reconciliação e a unidade. Abuom falou das várias maneiras pelas quais a compaixão e o amor de Cristo por aqueles que estão à margem serão elevados em todos os aspectos da assembléia, incluindo orações matinais, plenárias temáticas e discussões em grupos de escolha.

Uma característica abrangente desta reunião é um modelo de consenso para a tomada de decisões. “Este forte compromisso com a unidade da Igreja e a unidade da humanidade, e nossa prontidão para buscar uma mente comum no poder do Espírito Santo, marcam nossas deliberações de acordo com procedimentos de consenso”, disse Abuom. “Confio que o tema da assembléia, juntamente com os procedimentos de consenso e nosso compromisso compartilhado de avançar juntos em unidade, também nos ajudarão a abordar de maneira construtiva as tensões e dificuldades que dividem a humanidade hoje.”

Na conclusão da 10ª Assembleia do CMI em Busan em 2013, as igrejas-membro pediram umas às outras para embarcar em uma “Peregrinação de Justiça e Paz” e se engajar em ações transformadoras. Essa jornada se concentrou em quatro áreas principais: a crise climática e o cuidado com a criação; injustiça econômica e a luta por uma economia da vida; violência e guerras e o trabalho pela paz justa através da construção da paz e da reconciliação; racismo, orgulho ético e opressão das mulheres e a afirmação da dignidade humana.

“Podemos e devemos ser ousados e proféticos, defendendo a justiça e a paz”, declarou Abuom. “Proclamar o amor de Cristo e lutar pela dignidade humana e pela vida da criação é nosso chamado e nossa missão no mundo.”

“No amor de Cristo está a chave para nossa unidade”, disse ela, encorajando fortemente os delegados e as igrejas membros a “continuar caminhando, orando e trabalhando juntos como peregrinos no caminho da justiça e da paz com o propósito de cura, reconciliação e unidade para todos.”

Clique aqui para acessar o relatório (em inglês) da Dra Agnes Aboum.

Fonte: https://www.oikoumene.org/news/wcc-moderator-in-christs-love-lies-the-key-to-our-unity

Acompanhe outras notícias