notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Capacitação de leigos para a missão diaconal

Secretaria Nacional de Diaconia promove capacitação

“Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

PRÓXIMA CAPACITAÇÃO:

Conheça as redes sociais da Secretaria de Ação Social e Diaconia da IPI do Brasil

A Secretaria de Ação Social e Diaconia da IPI do Brasil “fez as malas” e marchou para o norte do país, desafiada por Deus a ser promotora do encontro de ideias que podem gerar um novo mundo. Juntou homens e mulheres, de várias idades e lugares, numa mesa comum.

Sim, uma mesa simples, humilde, mas aberta a todos e todas, aberta aos famintos e, por esta razão, torna-se um espaço sagrado.

No lugar preparado por Deus para os que têm fome, as pessoas comem a farinha de uarini, o tambaqui, o tucumã, ou seja, o pão que a cada dia Deus oferta aos seus filhos, a fim de que comam e estejam fortes para realizar a difícil missão de ser alimento para os que não tiveram acesso a mesa. Homens e mulheres que, à semelhança de Jesus, são maná para um exército de desprovidos.

Na Mesa do Cordeiro, ouvimos sobre o cuidado com a Criação de Deus.

O irmão Everton Rabelo Cordeiro (chefe-geral da EMBRAPA da Amazonia) falou da devastação das matas e florestas, mas também nos ensinou que, em cada lugar devastado, pode ser plantado um jardim. Os muros das nossas igrejas e as paredes das nossas casas podem ser micro fazendas, espaços para produzir o pão que há de alimentar a nós e ao próximo.

Com o Rev. Neilton Diniz Silva (presidente do Sínodo Setentrional), aprendemos sobre a importância de uma diaconia que não fica em silêncio diante dos oprimidos, mas que encarna a realidade das mulheres e crianças aviltadas. Ele nos mostrou que é preciso ser como João, o Batista, e profetizar contra os erros de uma sociedade que bate, mata e abandona pessoas à beira do caminho.

A Rev. Ana Isaura Lima (secretária de Ação Social e Diaconia da IPIB), em suas falas, levou-nos ao compromisso com as práticas libertadoras. Ela mostrou a importância da atuação da igreja dentro e fora das paredes, pois somos embaixadores de Cristo para renovar as mentes cansadas, para trazer esperança e levar às pessoas pessoas a boa e agradável vontade de Deus.

O Rev. José Andreze nos conduziu ao caminho da misericórdia, mostrando que historicamente a igreja sempre foi diaconal e, portanto, missionária. A diaconia não é um braço da missão. A diaconia é missão de uma igreja que leva o evangelho todo para todas as pessoas.

O pão repartido no Norte não ficou escondido dentro da igreja.

Representantes da maioria das comunidades do Presbitério do Amazonas, revestidos pelo Espírito da Verdade e da Justiça, levantaram-se no domingo (tempo de coisas novas) e, saindo da porta da 1ª IPI de Manaus, foram compartilhar o maná com a população em situação de rua da capital do Estado do Amazonas. E, na prática, aprenderam que é melhor dar que receber.

A Diaconia da IPI do Brasil louva ao Senhor, que está entre nós e nos chamou para caminharmos na Terra como se já estíssimos no céu.

Pela Coroa Real do Salvador!

Secretaria de Ação Social e Diaconia da IPI do Brasil

Acompanhe outras notícias