notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

SOBRE QUITAÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES

Esclarecimentos sobre quitação de contribuições junto à Tesouraria Geral da IPIB

Temos recebido nos últimos dias, na Ouvidoria da IPIB, questionamentos sobre os contatos realizados pela Tesouraria Geral para acertos de contribuições em atraso de igrejas locais. Como alguns débitos são antigos, com mais de 5 anos, a dúvida é se já não estariam prescritos e, assim, a notificação seria irregular.

Diante destes questionamentos queremos esclarecer que:
O antigo Supremo Concílio da IPIB legislou que não há prescrição de dívidas junto à Tesouraria Geral da IPIB, sendo que esta decisão nunca foi revista ou revogada por nosso Concílio Maior.

Em seu relatório, apresentado na 12ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral, realizada em julho último em Maringá-PR, o Conselho Fiscal da IPIB observou a alta taxa de contribuições em aberto junto à Tesouraria da Igreja, recomendando que ações fossem tomadas para a correção do problema.

O tesoureiro geral da IPIB, Presb. Paulo Cassão, apresentou relatório sobre o assunto na última reunião da COMEX-AG, que assim decidiu: “Oficiar todos os presbitérios que têm igrejas inadimplentes, com cópia aos respectivos sínodos, dando conhecimento das igrejas que se encontram com contribuições em aberto junto à Tesouraria Geral, determinando que estes tratem da questão junto aos conselhos das igrejas locais, com prazo até 31 de dezembro de 2022; Determinar que os presbitérios encaminhem, via sínodos, relatório para a Comex-AG, na sua primeira reunião de 2023, a respeito das providências tomadas.”

Em cumprimento a essa decisão, a tesouraria geral encaminhou ofícios aos presbitérios para que as providências determinadas pela Comex-AG fossem cumpridas.

Esclarecemos que todas as contribuições para a tesouraria geral da IPIB se dão através de boletos bancários, os quais são baixados automaticamente do sistema ao serem quitados. O controle desses lançamentos é rigoroso, mas não a prova de falhas, como todo sistema eletrônico.

Assim, se algum mês consta em aberto nos extratos de contribuição recebidas, mas foram pagos pela igreja, pedimos desculpas pelo equívoco e solicitamos que o comprovante de quitação seja encaminhado para o e-mail tesouraria@ipib.org, para que seja providenciada a baixa.
Por outro lado, aquelas igrejas que têm contribuições em aberto podem aderir ao programa de parcelamento instituído pela Comex-AG, devendo entrar em contato com a tesouraria para solicitar as orientações a respeito de como proceder.

Ressaltamos que estamos sempre a disposição de nossas igrejas e concílios para atender suas necessidades.

Pela Coroa Real do Salvador!
Secretaria de Transparência e Ouvidoria

Acompanhe outras notícias