notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Deus permanece no controle de todas as coisas

O que o Reino de Deus nos ensina sobre nossa relação com Deus

O que a Bíblia fala sobre o Reino de Deus

“Eu estava olhando nas minhas visões da noite. E eis que vinha com as nuvens do céu alguém como um filho do homem. Ele se dirigiu ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.

Foi-lhe dado o domínio, a glória e o reino, para que as pessoas de todos os povos, nações e línguas o servissem. O seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”

(Daniel 7.13-14).

“se perseveramos, também com ele reinaremos…” (2 Timóteo 2.12)

“E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Romanos 8.17)

“Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3.21)

Rev. Eugênio Anunciação
Ministro da Comunicação

Há momentos nos quais, por mais que enxerguemos o que está acontecendo, não conseguimos ver direito. Isso porque há uma sutil diferença entre ver e enxergar.

Enxergar é a habilidade de qualquer pessoa captar imagens ao seu redor com os olhos. Ver significa prestar atenção ao que foi observado pelos olhos. Enxergar é automático. Ver é estar consciente.

Daniel estava passando por um momento complicado em sua vida. Ele estava vivendo um momento de conturbação política que abalava a fé das pessoas.

O fato de Israel ter sido invadido por uma nação pagã estrangeira colocava uma base fundamental da fé do povo em xeque: o deus estrangeiro seria mais forte do que o Deus de Israel? Naquela época, a guerra entre os povos era considerada uma luta entre os seus deuses.

No texto do livro de Daniel, encontramos 4 visões por ele relatadas. Não é à toa que, ao enxergar as circunstâncias daquele momento, Daniel tem uma visão à noite. Não importa o qual escuro esteja ao nosso redor, quando estamos em Deus, conseguimos ver tudo de maneira clara. Às vezes, pode demorar um pouco, mas, no tempo certo, compreenderemos o que precisamos entender.

Na visão noturna de Daniel, 4 animais surgem do meio de um mar tempestuoso. Cada besta representa um reino que surgiria e que deixaria de existir. O quarto animal tem um chifre arrogante e blasfemo, representando um governante que se opõe ao povo de Deus. Um tribunal com muitos tro-nos aparece. No trono do juiz está sentado o Ancião dos Dias, Deus. Deus julga o animal com muitos chifres, especificamente o chifre arrogante que se opõe ao seu povo. O poder desses animais, que representam diferentes reinos, é retirado.

Agora, com todos os reis e reinos terrestres destituídos de poder ou destruídos, Deus coloca um novo rei e reino na terra.

Daniel tem uma visão incrível e maravilhosa:

    • O novo rei está chegando com as nuvens do céu;
    • Este rei é como um Filho do Homem;
    • Ele caminha até o Ancião dos Dias, o Deus eterno em seu trono;
    • Ele é apresentado diante de Deus para que Deus possa examiná-lo e avaliá-lo;
    • Deus claramente aprova este Filho do Homem, porque Ele lhe dá domínio, glória e um reino;
    • Todo governo, louvor e toda a terra são dados a este rei;
    • Seus súditos são todos os povos, nações e pessoas de todas as línguas que o servirão eternamente.

Este novo rei é diferente de qualquer rei que veio antes dele. Ele exercerá um domínio eterno que não passará, em um reino que não será destruído. O Filho do Homem é o rei final sobre a terra. Seu reino durará para sempre. Ele é, claro, Jesus Cristo.

Não é à toa que Jesus cita Daniel 7 e o aplica a si mesmo. Ele faz isso durante o julgamento, declarando-se o Messias, o Filho do Bendito (Deus) e “o Filho do Homem, que será visto sentado à direita do poder e vindo com as nuvens do céu” (Marcos 12.61-62). Este rei será um filho do homem (alguém em forma humana), mas chegará com as nuvens do céu (v. 13). Esta combinação de ser humano e Deus só é encontrada na pessoa de Jesus Cristo, o Filho encarnado de Deus e do ser humano.

Jesus mesmo reivindicou isso, e as imagens espelhadas entre Daniel 7 e Apocalipse confirmam que este é Cristo vindo para a glória de seu reino. Também é explicado aqui (“todos os reinos sob todo o céu serão dados ao povo dos santos”, v. 27) e em outros lugares que os cristãos que sofrem por ele reinarão com ele sobre o reino (2 Timóteo 2.12, Romanos 8.17, Apocalipse 3.21).

É o reino final com o rei final. Não desaparecerá nunca. Será duradouro. Ao contrário dos reinos que vieram antes dele, ele não será destruído. O reino de Jesus jamais será conquistado, nem esmagado.

O que podemos aprender com as visões de Daniel?
Não importa o que enxerguemos, podemos ver que Deus permanece no controle de todas as coisas! Ele não é pego de surpresa na história humana. Ele está conduzindo todas as coisas para a manifestação completa do Reino de Deus! Na minha e na sua vida.

Acompanhe outras notícias