notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

edital para Eleição do Tribunal Eclesiástico

da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

A Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, através de sua Secretaria Geral, devidamente representada pelo seu Secretário Geral, Rev. Gerson Correia de Lacerda, em consonância com o estabelecido pela sua Constituição, Lei Complementar e Regimento Interno do Tribunal Eclesiástico, abre as inscrições a todos os Ministros(as) e Presbíteros(as) para participação no processo de eleição para juiz do Tribunal Eclesiástico, gestão 2023/2027, de acordo com as seguintes regras:

1) Cada presbitério pode indicar dois candidatos, sendo 1 presbítero/a e 1 ministro/a, para a Comissão Executiva da Assembleia Geral. A decisão pela indicação de candidaturas terá de ser tomada em reunião oficial do presbitério.

2) Ministros/as e presbíteros/as também podem apresentar suas candidaturas diretamente à Comissão Executiva da Assembleia Geral. As candidaturas diretas de ministros/as deverão vir acompanhadas de recomendação do presbitério a que pertencem, ao passo que as candidaturas de presbíteros/as terão de vir acompanhadas de recomendação do Conselho de suas respectivas igrejas.

3) A eleição para o cargo de Juiz do Tribunal Eclesiástico obedecerá ao seguinte processo:

I – A Comissão Executiva da Assembleia Geral da IPIB apresentará à Assembleia Geral uma lista composta de doze nomes, sendo seis ministros e seis presbíteros, dentre os indicados pelos presbitérios e dentre aqueles ministros/as e presbíteros/as que se candidatarem diretamente no prazo estabelecido no edital;

II – Tanto os indicados pelos presbitérios quanto os candidatos diretamente inscritos deverão possuir notório conhecimento da legislação da IPI do Brasil; apresentar cartas de recomendação de seus respectivos concílios e serem íntegros, bem-conceituados e de comprovada piedade e consagração;

III – Homologadas as candidaturas pela Comissão Executiva da Assembleia Geral, os nomes serão incluídos na lista final a ser submetida à Assembleia Geral para votação.

4) O prazo para as candidaturas pelos presbitérios ou diretamente pelos ministros/as e presbíteros/as será encerrado às 23h59 do dia 30 de junho de 2023.

5) As candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço eletrônico: secretariageral@ipib.org

6) A Assembleia Geral elegerá sete membros titulares para composição do Tribunal Eclesiástico, sendo três ministros/as e três presbíteros/as e o sétimo integrante ministro/a ou presbítero/a, além de quatro suplentes, sendo dois ministros/as e dois presbíteros/as, todos escolhidos por escrutínio secreto pela Assembleia Geral da IPIB, em sua XIII reunião ordinária, de 31 de julho a 4 de agosto de 2023.

7) A duração do mandato dos juízes do Tribunal Eclesiástico é de 4 anos, coincidindo com o mandato da Diretoria da Assembleia Geral, sendo vedado aos juízes do Tribunal o exercício de mais de dois mandatos consecutivos, podendo ser reconduzidos após o lapso de um mandato.

São Paulo, 24 de abril de 2023.

Acompanhe outras notícias