A IPI do Brasil esteve representada no VII Fórum “Refugiados”, que ocorreu em São Paulo nos dias 28 a 30 de setembro. O tema deste ano foi “Acolher na comunidade de fé“. O fórum foi organizado pela Associação Casa em parceria com organizações cristãs como a Visão Mundial, Renas e outras. Reuniu igrejas e entidades locais que se dedicam ao acolhimento e à integração de migrantes e refugiados no Brasil.
O Rev. Erick Pérez Ortuño, coordenador do Núcleo de Apoio ao Migrante e Refugiado da Secretaria de Diaconia da IPI do Brasil, membro do Presbitério de Maringá e pastor auxiliar da 2ª IPI de Maringá, participou deste evento e contribuiu com esta temática importante para a igreja brasileira de hoje. O Rev. Erick compartilhou a experiência prática no acolhimento de haitianos, venezuelanos, ucranianos, cubanos e sírios em situação de extrema vulnerabilidade na região de Maringá, PR, o que é realizado pelo Instituto Sendas e pela 2ª IPI de Maringá, com parceria com a Secretaria de Evangelização da IPIB.
Segundo dados da Organização das Migrações Internacionais (OIM) da ONU, até abril de 2023, o Brasil recebeu mais de 430 mil venezuelanos que fugiram da grave crise humanitária, econômica, social e política em seu país. Além disso, de acordo com informações da Secretaria de Assistência Social do Estado de São Paulo, o estado recebeu uma grande quantidade de afegãos no último ano, que fugiram após a retirada das tropas dos Estados Unidos e a subsequente tomada do país pelo grupo Talibã.
Em um mundo cada vez mais impactado por mudanças climáticas, guerras e perseguições religiosas, é imperativo que a IPI do Brasil considere ações do Reino de Deus em favor dos migrantes. “Uma Teologia da Hospitalidade, baseada nos ensinamentos bíblicos de cuidado e compreensão é essencial para a nossa dinâmica como povo de Deus”, avalia Erick.
O Núcleo de Apoio ao Migrante e Refugiado da Secretaria de Diaconia foi criado recentemente, por ocasião da posse da nova diretoria da Assembleia Geral, em resposta a essa situação que afeta o Brasil e o continente. Nos próximos meses, o Núcleo oferecerá cursos de formação para as igrejas locais interessadas em iniciar ações de acolhimento, incidência e missão em favor da população migrante e refugiada. Além disso, disponibilizará uma ferramenta de diagnóstico que permitirá avaliar as possibilidades e tipos de estratégias e programas que as igrejas poderão implementar de acordo com sua realidade local e recursos disponíveis.
Entre em contato e saiba mais:
Rev. Erick Pérez Ortuño | Coordenador do Núcleo de Apoio ao Migrante e Refugiado da Secretaria de Diaconia
e-mail: erick@ipimaringa.com.br
Instagram: @erickperezortuno
Whatsapp: (44) 99166-9363
Acompanhe outras notícias
DPO – Responsável pelos dados
Wellington Camargo