notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

NA MISSÃO, PELA VIDA, E COM ESTRATÉGIA

Comissão nomeada pela COMEX-AG realiza encontros estratégicos nos EUA

A Comissão Executiva da Assembleia Geral da IPI do Brasil (COMEX-AG), encaminhou uma comissão composta pelo Rev. Sergio Gini, presidente da AG-IPIB, Rev. Caio Batista, secretário de evangelização da IPIB e o Rev. Pezini, assessor da secretaria de evangelização da IPIB, para participarem do encontro nacional da ECO, de 29/01 a 01/02, em resposta ao convite feito pela igreja estadunidense.

A ECO (A Covenant Order of Evangelical Presbyterians – “Uma Ordem da Aliança de Presbiterianos Evangélicos”, em tradução livre) é uma denominação iniciada em 2012 por pastores e lideranças que sentiram de Deus o chamado para sair da PCUSA e iniciar essa jornada. Em seu site oficial, a denominação reforça que ECO não é uma sigla, mas uma expressão de sua paixão pelo fortalecimento dos ecossistemas das igrejas locais, acreditando que a Igreja é um organismo vivo que necessita de recursos vitais para crescer, prosperar e multiplicar-se. A ECO está empenhada em cultivar um ecossistema saudável, diversificado e rico em recursos, onde pastores e congregações possam florescer.

O Rev. Sergio Gini destacou a importância do encontro para reforçar os laços entre a IPIB e a ECO. “Foi um momento muito importante de estreitar os relacionamentos da IPIB com a ECO, cujo termo de parceria internacional com a IPIB foi assinado em 2022. No ano passado, o Rev. João Luiz (presidente da AG-IPIB 2019-2023) esteve presente no encontro nacional, fortalecendo esse vínculo e, nesse ano, a convite da ECO, nós estivemos presentes, acompanhando o encontro nacional.”

Durante o evento, a comissão participou das trilhas de plantação de igrejas e levou uma saudação da IPIB, proferida pelo Rev. Sergio Gini com tradução do Rev. Pezini. Além disso, a comissão teve a oportunidade de se reunir com pastores brasileiros que atuam ministerialmente nos EUA, entre eles, especialmente com o pastor Osni Menezes, pastor da IPI do Brasil e que atua em projeto de plantação de igrejas na cidade de Austin, no Texas.

Destaca-se também a importante reunião com a The Outreach Foundation, parceira estratégica da IPIB há mais de 30 anos. A fundação conecta cristãos nos Estados Unidos com igrejas parceiras em todo o mundo, apoiando a formação de líderes, o estabelecimento de novas igrejas e o fortalecimento dos ministérios de compaixão das igrejas. Durante essa reunião, foram discutidas informações, novos projetos e possibilidades de colaboração na plantação de novas igrejas no Brasil.

A visita da comissão aos EUA foi altamente produtiva, fortalecendo os laços entre a IPIB e os irmãos norte-americanos.  “Em suma, a nossa visita aqui aos Estados Unidos foi extremamente proveitosa. Foi muito importante para a igreja, esse relacionamento com os irmãos norte-americanos, fazendo com que a IPI esteja presente aqui e, mais do que buscar recursos, mais do que pensar em projetos, nós também estamos aqui, trazendo a IPIB como uma igreja que quer ser parceira, que quer participar, que quer estar ativa também com as comunidades aqui nos Estados Unidos, especialmente e em um futuro próximo, fazendo com que pastores norte-americanos também possam passar um tempo no Brasil, conhecendo a nossa realidade”, concluiu o Rev. Sergio Gini.

Outra visita estratégica da comissão foi a participação na reunião do Presbitério da Flórida. No ano passado, representantes desse Presbitério visitaram o Escritório Central da IPIB em São Paulo. Nessa visita de retorno, o Rev. Sergio Gini transmitiu uma saudação ao presbitério da Flórida, enquanto a comissão articulou a vinda de representantes ao Brasil para conhecer os projetos em andamento.

Ore por essas parcerias, pedindo a bênção de Deus sobre a vida da IPIB, da ECO e da The Outreach Foundation, para que sejam guiadas pelo Espírito Santo na condução dos projetos e que vidas sejam transformadas pelo poder do evangelho.

Acompanhe outras notícias