OUVIDORIA

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

ouvidor

IPIB

Ouvidoria

Rev. JOSÉ ILSON VENÂNCIO
Presbitério Freguesia

IPIB

Política de Ouvidoria da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
Aprovada na 91ª COMEX-AG em 29/09/2023

1. Introdução
A Ouvidoria da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB) é um espaço destinado para facilitar a comunicação entre as igrejas locais, pastores, missionários, membros e a gestão da IPIB.
Ela tem como objetivo principal acolher manifestações diversas, como elogios, sugestões, consultas e reclamações, com o propósito de intermediar e direcionar conflitos, aprimorar processos de trabalho e identificar deficiências ou falhas em seu funcionamento.
A Ouvidoria também atua como um canal de vigilância, permitindo à gestão da IPIB tomar conhecimento de possíveis descumprimentos de diretrizes e padrões, bem como apurar reclamações relacionadas a problemas e condutas.

2. Competências da Ouvidoria
A Ouvidoria da IPIB tem as seguintes competências e funções:
I. Recebimento e Registro de Manifestações:
• Receber e registrar reclamações, denúncias, críticas, sugestões, elogios, consultas e outras manifestações relacionadas à Gestão da IPIB.
• Instruir e analisar as manifestações recebidas de forma imparcial e confidencial.
II. Tratamento Adequado:
• Dar tratamento formal e adequado a todas as manifestações recebidas.
• Assegurar que as manifestações sejam respondidas dentro do prazo previsto no programa institucional.
III. Prestação de Esclarecimentos:
• Prestar os esclarecimentos necessários aos reclamantes sobre o andamento de suas demandas e as providências adotadas.
IV. Comunicação Permanente:
• Manter canais de comunicação abertos entre a IPIB e o público, incluindo membros, conselhos das igrejas locais, presbitérios e sínodos.

3. Limitações da Ouvidoria
A Ouvidoria da IPIB não tem competência para receber denúncias contra membros de igrejas locais, ministros e concílios. Portanto, assuntos dessa natureza devem ser encaminhados diretamente às autoridades competentes, obedecido o devido processo legal:
• Denúncias contra membros de Igrejas devem ser encaminhadas ao Conselho local da respectiva igreja.
• Denúncias contra pastores(as) devem ser encaminhadas ao Presbitério ao qual o pastor ou pastora estão vinculados.
• Denúncias contra Concílios devem ser encaminhadas para o Concílio superior competente, exceto os casos em que o próprio concílio é o fórum julgador, conforme os artigos 60, inciso XXI, 66, inciso X e 72, incisos XIX e XX da constituição.

4. Como Contatar a Ouvidoria
Este espaço é destinado a todos os membros, conselhos das igrejas locais, presbitérios e sínodos da IPIB para o encaminhamento de suas manifestações, incluindo críticas, reclamações, dúvidas, solicitações, esclarecimentos, sugestões e elogios. Para entrar em contato com a Ouvidoria da IPIB, utilize os seguintes canais de comunicação:
Endereço de E-mail: ouvidoria@ipib.org
Telefone: (11) 2596-1903

5. Compromisso com a Confidencialidade
A Ouvidoria da IPIB trata todas as manifestações recebidas com a máxima confidencialidade, respeitando a privacidade dos reclamantes e das partes envolvidas. As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para os fins de análise e resolução das manifestações.

6. Prazos de Resposta
A Ouvidoria da IPIB se compromete a responder às manifestações dentro do prazo 48 (dias úteis) horas, a fim de garantir a eficiência e a transparência do processo de atendimento.

7. Aperfeiçoamento Contínuo
A Ouvidoria da IPIB está empenhada em aprimorar constantemente seus processos de trabalho e atendimento, buscando proporcionar um serviço cada vez mais eficaz e satisfatório para os membros e demais interessados.

Esta política de ouvidoria visa fortalecer a comunicação e o relacionamento entre a IPIB e sua comunidade, contribuindo para a resolução de problemas, a promoção de melhorias e o cumprimento das diretrizes institucionais.