Apresentamos para nossa amada Igreja Presbiteriana Independente do Brasil mais uma contribuição para o aprendizado e a prática do combate ao racismo em nosso país.
A proposta de organizar este material veio do Rev. Robson de Oliveira, que se desdobrou intensamente para levar a cabo tal empreitada. E o resultado é esta belíssima contribuição de várias autoras e autores, um material didático e pastoral de combate ao racismo.
A partir da amplitude dos estudos relacionados ao racismo, do contexto das nossas igrejas e área de atuação dos autores e autoras convidados, organizamos o tema da seguinte maneira:
Aspectos Histórico e Sociais:
- Para uma ampla compreensão do racismo como fenômeno social, suas razões, desdobramentos históricos, males e caráter estrutural. (Simony dos Anjos)
- Racismo: compreendendo termos e conceitos para seu enfrentamento (Edson Fabiano)
- Aprendendo com o Pastor Martin Luther King: quem foi? O que propôs? O que nos motiva? (Mara Bomfim)
- A IPI e a luta antirracista. A igreja de ontem, incentivando e aconselhando a igreja de hoje. O que a ação e até mesmo omissão de outrora tem a nos ensinar? O que desejamos da IPI de hoje para um amanhã antirracista? (Leontino Farias dos Santos)
Aspectos Bíblicos e Teológicos:
- Leitura Bíblica Antirracista. (José Roberto Cristofani)
- Fundamentos bíblico-teológicos da Teologia Negra. O que é Teologia Negra? Quais suas contribuições para a igreja hoje? (José Adriano e Isaac Lessa)
- Mulheres negras: a luta evangélica contra o racismo e sexismo. (Eliad Dias dos Santos)
Aspectos Eclesiásticos:
- Fé cidadã, relevância social da igreja local no combate ao racismo. (Marco Barbosa)
- A koinonia cristã como antídoto à discriminação. Como o ser igreja contribui na luta contra a discriminação racial? (Silas de Oliveira)
- Contribuições litúrgicas para a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. (Márcia Furrier)
- Um olhar para os índices de violência contra os negros, para a intercessão consciente da igreja. O que podemos fazer? Considerações para a elaboração de projetos na igreja local para uma espiritualidade antirracista. (Robson de Oliveira)
Sugerimos que os temas sejam tratados de acordo com a necessidade e o interesse de cada comunidade, pois sua ordem não representa uma sequência necessária.
Esperamos que este conteúdo ajude na reflexão madura e consequente da Igreja frente os desafios sociais de nossa Pátria.
Boa leitura!