IPIB-ministério da comunicação

Vida & Caminho

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Vida & Caminho - nº 111 - Ano 53

Vida & Caminho - nº 111 - Ano 53

outubro, novembro e dezembro de 2022
Cultura de Paz
Vivemos dias sombrios com a proliferação do mal, do medo e do ódio. Uma cultura de paz se faz necessária em todo o nosso país e em todas as nações. A matéria de capa deixa isso bem claro. Antes de pensarmos nos conflitos entre nações, vamos olhar para o que está acontecendo dentro de casa, na própria família. Se achamos que os conselhos da Bíblia podem contribuir para a paz na família, vamos colocá-los em prática.

Vida & Caminho - nº 110 - Ano 53

Vida & Caminho - nº 110 - Ano 53

julho, agosto e setembro de 2022
A insustentável banalização do mal
É exatamente sobre isso que tratamos nesta edição: a compaixão, o amor e os gestos de Jesus em favor de todos nós. Devemos parar, ouvir a Palavra de Deus e orar. Caso contrário, seremos como os fariseus que questionavam a Jesus por fazer o bem e, aos seus olhos, descumprir as leis.

Vida & Caminho - nº 109 - Ano 53

Vida & Caminho - nº 109 - Ano 53

abril, maio e junho de 2022
Segurança nas Tempestades da vida
A palavra tempestade traz a ideia de dificuldades, desafios imprevisíveis, mudanças drásticas que trazem perturbação na vida em momentos de tribulação. Em alguns contextos bíblicos, as tempestades nos fazem reconhecer que, para Deus, tudo sempre estará sob o seu controle e que Ele tem poder sobre todas as variações que as tempestades possam trazer à nossa vida.

Vida & Caminho - nº 108 - Ano 53

Vida & Caminho - nº 108 - Ano 53

janeiro, fevereiro e março de 2022
Família + Igreja
A igreja fará toda diferença nesta formação iniciada pelos pais, e é preciso coragem da liderança para manter as tradições e não o tradicionalismo, hoje apontado como motivo do gap geracional que observamos pelo mundo afora.

Vida & Caminho - nº 107 - Ano 52

Vida & Caminho - nº 107 - Ano 52

outubro, novembro e dezembro de 2021
O que é a verdade?
Enquanto o pensamento contemporâneo advoga a ideia de que não existe verdade absoluta, Jesus se coloca à nossa disposição como a verdade, não impessoal ou relativa, que desceu até nós para habitar conosco. E sua morte foi necessária para que toda a mentira fosse desmascarada na cruz.

Vida & Caminho - nº 106 - Ano 52

Vida & Caminho - nº 106 - Ano 52

julho, agosto, setembro de 2021
Melhor dar que receber
Quem pensa que não tem nada para dar engana-se. Sempre podemos fazer algo para amenizar o sofrimento ou a luta de alguém. Basta olhar ao redor, na vizinhança, até mesmo na família para perceber o bem que podemos fazer e causar impacto na vida de outros. E o melhor é que fazer o bem ao próximo resulta em maior benefício a nós mesmos.

Vida & Caminho - nº 105 - Ano 52

Vida & Caminho - nº 105 - Ano 52

abril, maio, junho de 2021
Inteligência emocional
A gestão das emoções é o “cartão de visita do ser humano equilibrado”. O que se dirá do cristão? Os efeitos de manifestações de destempero têm revelado cenas lamentáveis de desrespeito ao próximo. O impacto da pandemia também tem afetado emocional e psicologicamente muitas pessoas.

Vida & Caminho - nº 104 - Ano 52

Vida & Caminho - nº 104 - Ano 52

janeiro, fevereiro, março de 2021
Todos juntos pela vida
“Somos Família! O que nos une é maior do que o que nos separa!” Este é o tema da nossa igreja durante o ano de 2021.

Vida & Caminho - nº 103 - Ano 51

Vida & Caminho - nº 103 - Ano 51

outubro, novembro, dezembro de 2020
Luto e Resiliência
Despedir-se de alguém querido e reorganizar a vida pode levar muito tempo.

Vida & Caminho - nº 102 - Ano 51

Vida & Caminho - nº 102 - Ano 51

julho, agosto, setembro de 2020
A Igreja diante do novo normal
A pandemia do novo Coronavírus impõe uma nova forma de comunicação com os membros e, 117 anos depois, a IPIB se reinventa na forma de vivenciar a sua fé, de maneira ainda comunitária, porém on-line.

Vida & Caminho - nº 101 - Ano 51

Vida & Caminho - nº 101 - Ano 51

abril, maio, junho de 2020
Jesus em mim
Para este número, escolhemos o tema: “Jesus em mim”. Mais do nunca, este é um momento de auto reflexão e também de acolhimento. "As pessoas veem Jesus em você?" Há uma mensagem de fé, amor e esperança que precisa ser compartilhada.