Pastoral da Diretoria da Assembleia Geral

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

“Ela será lembrada”

Pastoral da Diretoria da AG-IPIB em celebração ao Dia Internacional da Mulher

“Em qualquer lugar do mundo onde o evangelho for anunciado, será contado o que essa mulher fez, e ela será lembrada!” (Mc 14.9)

Celebramos mais um Dia Internacional da Mulher.

A data não foi escolhida por acaso. Foi num dia 8 de março do século XIX que mulheres inglesas foram cruelmente assassinadas. Elas eram pobres. Trabalhavam numa oficina de costura para ajudar no sustento da família. Fizeram uma greve para reivindicar alguns direitos trabalhistas. Acabaram sendo trancadas dentro da oficina em que trabalhavam, a qual foi incendiada. Morreram queimadas porque estavam querendo creches para seus filhos e filhas.

Há algum tempo, a secretária geral da Anistia Internacional afirmou: “A violência contra as mulheres não acontece somente lá longe e em outras épocas. Acontece aqui e agora. Não vai parar até que todos nós, homens e mulheres, digamos: Não vou mais deixar isso acontecer!”

Nos EUA, uma mulher é agredida pelo marido ou parceiro a cada 15 segundo. Na França, 25 mil mulheres são estupradas a cada ano.

No Brasil, um tal de Artur do Val, deputado estadual paulista, acaba de voltar de viagem à Polônia, onde gravou um vídeo dizendo que as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres.

Nesse contexto, Jesus de Nazaré foi muito diferente. Os evangelhos contam a história da mulher que ungiu os pés do Senhor com um perfume muito caro, enxugando-os com seus cabelos.
Os discípulos a criticaram imediatamente, como bons defensores da moral e bons costumes vigentes.

Jesus, porém, foi muito diferente! Aceitou ser ungido por aquela simples e humilde mulher! Fez-se um elogio exclusivo, declarando que seu gesto haveria de ser lembrado em todos os lugares onde o evangelho for anunciado!

É isso o que a IPIB cumpre no dia de hoje. Lembramos aquela mulher que ungiu os pés de Jesus, antes que ele fosse coroado com uma coroa de espinhos.
Recordamos o seu gesto para que sigamos o exemplo do Senhor Jesus e quebremos os nossos preconceitos contra as mulheres e as valorizemos pelo que são e pelo que fazem.

Diretoria da AG-IPIB