IPIB-ministério da comunicação

 O estandarte – digital

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Rev. Gerson Correia de Lacerda - Editor do Jornal O Estandarte

O jornal O Estandarte, sucessor do jornal Imprensa Evangélica, tem como finalidades: divulgar informações e documentos oficiais da IPIB; difundir orientação às igrejas sobre os posicionamentos oficiais de nossa igreja; disponibilizar espaço para a discussão democrática de ideias; fornecer esclarecimentos a respeito de temas bíblicos e teológicos; manter a IPI do Brasil bem informada sobre a realidade brasileira e mundial, especialmente no que se refere ao âmbito religioso; e contribuir para o fortalecimento da identidade reformada da IPI do Brasil bem como para sua unidade, funcionando como canal de comunicação das atividades de nossas igrejas.

Você pode acessar as edições de O Estandarte, de 1893 a 2023, clicando aqui.

ACESSE AS EDIÇÕES mensais online DE o estandarte DO ANO DE 2024, NOS LINKS ABAIXO

O Estandarte - nº 2/2024

O Estandarte - nº 4

abril de 2024

Teologia para todos

Em 21 de abril, celebramos o Dia da Educação Teológica. Nessa data, no ano de 1905, foi inaugurado o primeiro seminário da IPI do Brasil. Muita gente pensa que teologia é algo que diz respeito somente aos pastores, não sendo assunto de interesse para todos os membros da igreja. Na verdade, porém, todos nós fazemos teologia e cada um de nós tem a sua teologia na medida em que pensamos e falamos a respeito de Deus. Somos um povo teológico.

O Estandarte - nº 2/2024

O Estandarte - nº 3

março de 2024

As Mulheres na Igreja Cristã e na IPIB

Elas estão presentes e atuantes em todos os ministérios da IPI do Brasil, assim como estão presentes no Antigo e no Novo Testamento, principalmente no ministério do Senhor Jesus e na história da igreja primitiva. A presença marcante delas é profundamente revolucionária, indo contra a cultura machista ainda prevalecente em muitos aspectos da sociedade contemporânea. Nas páginas desta edição de O Estandarte, confrontamos a igreja com o relevante ministério feminino na atualidade.

O Estandarte - nº 2/2024

O Estandarte - nº 2

fevereiro de 2024

Missão em Terras Brasileiras

Em fevereiro, no dia 28, comemoramos o Dia Nacional de Missões. A data foi estabelecida em função do nascimento do Rev. Caetano Nogueira Júnior, no ano de 1856. Ele se tornou conhecido como missionário do sertão. Era apaixonado pelo trabalho de evangelização. O Rev. Caetaninho, como era conhecido um dos fundadores da IPI do Brasil, serve, perfeitamente, para tipificar a nossa igreja como denominação dedicada à missão em terras brasileiras. É este o tema de nossa edição de fevereiro.

O Estandarte - nº 1/2024

O Estandarte - nº 1

janeiro de 2024

Na Missão, Pela Vida

O Senhor Jesus declarou que ele veio ao mundo para trazer vida, e vida em plenitude. Nesta edição, O Estandarte destaca o lema que serve de inspiração e de orientação para a IPI do Brasil. E o Rev. Sérgio Gini, presidente da Assembleia Geral, declara: “’Na Missão, pela Vida’ é mais do que uma declaração; é um compromisso contínuo com a integralidade da Palavra de Deus. Pastores, missionários e o povo de Deus são chamados a liderar pelo exemplo, a inspirar pelo serviço e a transformar através do amor.