IPIB-ministério da comunicação

 O estandarte – digital

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

O Estandarte - nº 05/2023

O Estandarte - nº 5

maio de 2023

Servindo ao Reino na Família

No mês de maio, comemoramos o Dia das Mães. É data importante para as famílias. Muitas igrejas aproveitam a oportunidade para promover atividades que destacam a importância do lar. O Estandarte chama a atenção para a necessidade de servirmos ao Reino de Deus na vida familiar. Na verdade, muitas vezes no aconchego do lar, caem as máscaras sociais e o testemunho cristão deixa de ser dado. Mas é no seio da família o lugar mais importante para servir ao Reino.

O Estandarte - nº 04/2023

O Estandarte - nº 4

abril de 2023

A importância da Educação

Um dos temas mais importantes no Brasil de hoje é o da educação. Somos, historicamente, um país que investe pouco e mal na educação. Como cristãos, não podemos nos conformar com isso. Ao contrário, temos de valorizar a educação e de atuar para que os investimentos em educação sejam maiores e melhor aplicados. Isso tem de começar na própria igreja. Temos de ampliar os recursos para a formação bíblico-teológica de nossos pastores. Temos de priorizar a educação cristã de todos os membros em nossas igrejas locais.

O Estandarte - nº 03/2023

O Estandarte - nº 3

março de 2023

Igreja, comunidade do Rei

O lema da nossa igreja neste ano de 2023 é: “120 anos a serviço do Reino de Deus”. Nesta edição, destacamos que a igreja é a comunidade do Rei. Embora a igreja não seja o Reino de Deus, ela é um povo cujo rei é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Nesse sentido, ao olhar para a igreja, o mundo tem de notar que temos uma dupla cidadania: somos cidadãos brasileiros, mas, acima disso, somos um povo cujo Rei é o Senhor Jesus.

O Estandarte - nº 02/2023

O Estandarte - nº 2

fevereiro de 2023

Uma igreja missionária

No dia 28 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional de Missões. A data marca o nascimento do Rev. Caetano Luiz Gomes Nogueira Júnior. Ele foi um dos fundadores da IPI do Brasil. Seu ministério foi dedicado à obra missionária no interior do nosso país. Apesar de seus parcos recursos financeiros, nossa igreja sempre se dedicou à obra missionária. Isso significa que não podemos jamais nos acomodar nem ficarmos satisfeitos com o que já realizamos. Temos de ser, sempre, uma igreja missionária.

O Estandarte - nº 01/2023

O Estandarte - nº 1

janeiro de 2023

Há 130 anos servindo ao Reino

No dia 7 de janeiro de 1893, foi publicado o primeiro número de O Estandarte. Começamos 2023 celebrando 130 anos, enquanto a IPI do Brasil chegará aos 120 no dia 31 de julho. Sem exagero, a nossa igreja foi gerada no ventre de O Estandarte. Nas suas páginas, circularam as primeiras manifestações que culminariam no nascimento da denominação dez anos após o surgimento do jornal evangélico mais antigo do Brasil. Sempre a serviço do Reino!

O Estandarte - nº 12/2022

O Estandarte - nº 12

dezembro de 2022

Catar X Belém

Estamos no último mês do ano de 2022. É um final de ano diferente, com uma Copa do Mundo em dezembro. Mesmo assim, um final de ano no qual, como sempre, comemoramos o Natal. Nas páginas de O Estandarte, estamos na contramão. Enquanto no mundo inteiro todas as atenções se voltam para o Catar, nossas páginas se direcionam a Belém, mais precisamente para uma rude estrebaria onde uma criança nasceu há dois milênios. Ali, Deus veio ao mundo na pessoa de uma criança.

O Estandarte - nº 11/2022

O Estandarte - nº 11

novembro de 2022

É tempo de agradecer

Estamos nos aproximando do final de mais um ano. Não foi um ano fácil. Ao contrário, foi e continua a ser de muitos desafios e dificuldades. No entanto, temos de reconhecer que o Senhor esteve e está conosco, não nos abandonando jamais, nem nas piores circunstâncias. Por isso, não podemos deixar de manifestar a Deus a nossa gratidão. Temos de ter coragem para agradecer, reconhecendo as bênçãos que nos têm sido concedidas.

O Estandarte - nº 10/2022

O Estandarte - nº 10

outubro de 2022

XII Reunião da Assembleia Geral

A IPI do Brasil teve reunião de sua Assembleia Geral de 27 a 31 de julho, na UniCesumar, em Maringá, PR. Nesta edição, publicamos Caderno Especial com fotos e a ata integral da importante reunião. Destacamos, também, algumas das principais decisões tomadas. A reunião deveria ter ocorrido em julho de 2021, tendo sido adiada devido à pandemia. Ficamos, portanto, 3 anos sem nos reunirmos. O reencontro de irmãos, por isso, teve um sabor muito especial.

O Estandarte - nº 9/2022

O Estandarte - nº 9

setembro de 2022

Coragem para manter a independência

Neste setembro, o Brasil celebrou os 200 anos da proclamação da independência, de acordo com o calendário da história oficial. Contudo, não devemos pensar que, rompidos os laços que nos submetiam a Portugal, nossa independência ficou garantida para sempre. Na verdade, a independência é algo que se conquista a cada dia porque são múltiplas as formas de dominação. E é preciso estar atento e forte para discerni-las, e não permitir que nos submetam.

O Estandarte - nº 8/2022

O Estandarte - nº 8

agosto de 2022

Coragem para discipular

Jesus disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Portanto, coragem! Jesus que agora habita em nós usará seu poder para alcançar outros e abençoá-los através da nossa tarefa de discipular. Somos igreja para fazer discípulos para Cristo, e não para nós mesmos.

O Estandarte - nº 7/2022

O Estandarte - nº 7

julho de 2022

A IPI do Brasil completa 119 anos de existência

Nasceu como uma igreja brasileira, mantida com recursos nacionais, para proclamar o evangelho frente aos desafios da nossa realidade. Naquela época, sua organização foi uma atitude corajosa. Nenhuma outra igreja evangélica em nosso país ousava se sustentar com recursos próprios. Além disso, a IPI do Brasil se atreveu a manifestar-se contra a escravização, na pessoa de seu principal líder. Rendamos graças a Deus por nossa igreja.

O Estandarte - nº 6/2022

O Estandarte - nº 6

junho de 2022

Coragem para acolher refugiados

Jesus disse que proferirá essas palavras aos que forem colocados à sua direita, quando voltar como Rei, no juízo final. Vivemos um tempo em que aumentou exponencialmente o número de estrangeiros refugiados em todo o mundo. Não podemos ficar indiferentes a essa realidade. Como igreja com visão diaconal, somos desafiados a acolher com amor os estrangeiros obrigados a deixar seu país pelas guerras e perseguições.

O Estandarte - nº 5/2022

O Estandarte - nº 5

maio de 2022

Cremos na Igreja Família

No mês das mães e das famílias, é importante ressaltar que a igreja é também uma grande família: a família da fé. Dessa família fazem parte todos os cristãos espalhados pela face da terra. A IPIB não se considera como a única igreja do Senhor Jesus, mas tão somente um ramo da grande família da fé integrada por todas as pessoas, de quaisquer denominações, que têm a Jesus como único e suficiente salvador. Por isso, cremos na Igreja Cristã como uma só família.

O Estandarte - nº 4/2022

O Estandarte - nº 4

abril de 2022

Páscoa, coragem para promover a paz

Na Páscoa, celebramos a reconciliação do ser humano com Deus, promovida por Jesus. Usufruímos da paz com Deus e, por isso, temos de promover a paz em nosso mundo. Lamentavelmente, mais uma vez, vivemos tempo de guerras. Guerras entre países, entre classes sociais, entre ideologias. Nesse contexto, não é fácil trabalhar em favor da paz. Mas, como filhos de Deus, essa é a nossa missão.

O Estandarte - nº 3/2022

O Estandarte - nº 3

março de 2022

Coragem para a inclusão das mulheres

No dia 8/3, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Foi em março, no dia 3 de 1999, que a IPIB tomou a corajosa decisão de abrir todos os seus ministérios às mulheres. Tal decisão foi o ápice de movimento iniciado em 1932, quando as mulheres passaram a ter o direito ao diaconato. Agora, há mais de 20 anos, a IPIB observa o que Paulo ensinou: “Não há diferença entre homens e mulheres: todos são um só por estarem unidos com Cristo Jesus” (Gl 3.28).

O Estandarte - nº 2/2022

O Estandarte - nº 2

fevereiro de 2022

A Coragem de Confessar

São muitos os desafios enfrentados pelos cristãos para confessar sua fé. Por um lado, vivemos num mundo secularizado em que muitos negam a existência de Deus e não creem em Jesus como Senhor e Salvador. Por outro lado, nosso mundo também se mostra religioso em demasia, com crendices e superstições de todos os tipos. É nesse mundo que temos de ter coragem para confessar a nossa fé. Não uma fé qualquer, mas uma fé com base nas Escrituras Sagradas.

O Estandarte - nº 1/2022

O Estandarte - nº 1

janeiro de 2022

Coragem até debaixo d’água

O final de 2021 não deixou por menos: um dilúvio desabou sobre o sul da Bahia. O povo presbiteriano independente que lá vive não ficou isento da tormenta. As perdas são imensas. A região ficou semelhante a um cenário de guerra. No entanto, os brasileiros têm dado demonstrações de solidariedade. A IPIB, por sua vez, desde os primeiros momentos, tem marcado presença providenciando socorro a domésticos da fé ou não. Que as muitas águas não nos causem medo!

O Estandarte - nº 12/2021

O Estandarte - nº 12

dezembro de 2021

Permanece a Esperança

No seu texto aos coríntios, Paulo afirmou: “Agora permanecem a fé, a esperança e o amor…” (1Co 13.13). O apóstolo dos gentios tem toda razão. Nesta edição, O Estandarte destaca a importância da esperança. Vivemos num mundo desesperado e num tempo sem perspectivas. Mas, como cristãos, temos uma mensagem de esperança.

O Estandarte - nº 11/2021

O Estandarte - nº 11

novembro de 2021

É tempo de gratidão

Em novembro, na 4ª quinta-feira do mês, comemoramos o Dia de Ação de Graças. É uma celebração que teve origem em 1621, entre calvinistas ingleses que haviam imigrado para a América do Norte. Após muitos padecimentos, eles renderam graças a Deus pela boa colheita que garantiu sua sobrevivência. Nos EUA, é uma das principais festas. No Brasil, apesar de ser data oficial desde 1949, não conseguiu se popularizar. Em nosso arraial, porém, manifestemos nossa gratidão ao Senhor.

O Estandarte - nº 10/2021

O Estandarte - nº 10

outubro de 2021

A Reforma e o Estado

No mês em que celebramos mais um aniversário da Reforma Protestante do Século XVI, nada mais apropriado do que analisar a relação entre Igreja e Estado. Os reformadores tiveram de se posicionar sobre esse assunto. Eles não deixaram de aplicar os valores do Reino de Deus às questões políticas, sociais e econômicas do seu tempo. Nós, como herdeiros da tradição reformada, precisamos de sabedoria e coragem para fazer o mesmo.

O Estandarte - nº 9/2021

O Estandarte - nº 9

setembro de 2021

A verdade que liberta

No mês em que comemoramos a Semana da Pátria, relembrando a libertação do Brasil do domínio de Portugal, não podemos nos esquecer de que Jesus se apresentou como o verdadeiro libertador do ser humano, pois ele nos liberta do pecado e da morte. Somente em Jesus o ser humano alcança plena liberdade. Isso quer dizer que, como igreja, ao proclamarmos o evangelho estamos promovendo a verdadeira liberdade.

O Estandarte - nº 8/2021

O Estandarte - nº 8

agosto de 2021

Somos Presbiterianos

No dia 12 de agosto, celebramos o Dia do Presbiterianismo. Nesse dia, em 1859, desembarcou no Rio de Janeiro o primeiro missionário presbiteriano, o Rev. Ashbel Green Simonton. Convivemos com todas as denominações cristãs, mas não abrimos mão de nossas características fundamentadas nas Escrituras Sagradas. Afirmamos a soberania de Deus e defendemos o sistema democrático representativo de governo da igreja.

O Estandarte - nº 7/2021

O Estandarte - nº 7

julho de 2021

A IPIB celebra 118 anos

Pela segunda vez consecutiva, sob a tragédia de uma pandemia que aflige o mundo todo. Tal como há 118 anos, lamentamos a divisão do presbiterianismo brasileiro. Tal como há 118 anos, cantamos com entusiasmo: “Um pendão real nos entregou o Rei”. Tal como há 118 anos, proclamamos: “Pela Coroa Real do Salvador!” Juntos, afirmamos a unidade da IPIB como Família Bendita do Senhor!

O Estandarte - nº 6/2021

O Estandarte - nº 6

junho de 2021

Somos da Família Reformada

A IPIB é um dos ramos da Igreja de Cristo. Ela faz parte da família reformada. Integra vários organismos reformados, entre os quais está a Comunhão Mundial de Igreja Reformadas (CMIR), que inclui 225 denominações em 108 países, com mais de 80 milhões de membros. Respeitamos e temos comunhão com outras famílias de denominações cristãs. Contudo, somos zelosos na manutenção da nossa identidade reformada.

O Estandarte - nº 5/2021

O Estandarte - nº 5

maio de 2021

Pentecostes: sopro da vida

Existe uma semelhança entre a criação do ser humano e o nascimento da igreja. Na criação do ser humano, o sopro divino gerou vida. No nascimento da igreja, houve o vento impetuoso soprando sobre a comunidade dos seguidores de Jesus de Nazaré. No dia 23 de maio, celebramos o Dia de Pentecostes. Vivemos dias sombrios de morte. Mas não somos vale de ossos secos. O sopro do Espírito Santo nos dá vida em plenitude.

O Estandarte - nº 4/2021

O Estandarte - nº 4

abril de 2021

Vitória da Vida

Os cristãos não celebram a Páscoa somente uma vez por ano. No calendário cristão, temos seis domingos de Páscoa. Além disso, todos os domingos comemoramos a Páscoa. Cada domingo celebra a ressurreição de Jesus. Sua ressurreição é a certeza da nossa ressurreição. Sem isso, a nossa fé é vã. Embora vivamos um tempo em que parece que a morte triunfa, proclamemos, alto e bom som, a vitória da vida. Esta é a mensagem de que carece nosso mundo.

O Estandarte - nº 3/2021

O Estandarte - nº 3

março de 2021

Não há futuro sem história

Esta edição de março de O Estandarte trabalha um tema muito importante: “Não há futuro sem história”. Foi estabelecido pelo Conselho Editorial, tendo em vista a importância de diversos eventos históricos do presbiterianismo independente neste mês.

O Estandarte - nº 2/2021

O Estandarte - nº 2

fevereiro de 2021

Vamos fazer a nossa parte

O livro de Atos afirma que o Senhor acrescentava à igreja, dia a dia, os que iam sendo salvos. A mesma coisa pode acontecer com a nossa igreja nos dias de hoje. O Espírito Santo continua a atuar com idêntico poder. Contudo, para que isso ocorra, não podemos ficar de braços cruzados, esperando o acréscimo de novos irmãos, sem fazer nada. O desafio é para que cada membro conduza + UM a Jesus. Assumamos a nossa responsabilidade!

O Estandarte - nº 1/2021

O Estandarte - nº 1

janeiro de 2021

Somos Família

Temos um lema para todo o ano 2021: “Somos Família – o que nos une é maior do o que nos separa”. Assim era a comunidade dos discípulos, formada por pessoas diferentes, mas unida a seguir a Jesus. Assim era a Igreja primitiva, integrada por judeus e gentios, mas um só corpo em Cristo. Assim temos de ser como Igreja brasileira, totalmente diversificada, porém unida “pela coroa real do Salvador!”