O jornal O Estandarte, sucessor do jornal Imprensa Evangélica, tem como finalidades: divulgar informações e documentos oficiais da IPIB; difundir orientação às igrejas sobre os posicionamentos oficiais de nossa igreja; disponibilizar espaço para a discussão democrática de ideias; fornecer esclarecimentos a respeito de temas bíblicos e teológicos; manter a IPI do Brasil bem informada sobre a realidade brasileira e mundial, especialmente no que se refere ao âmbito religioso; e contribuir para o fortalecimento da identidade reformada da IPI do Brasil bem como para sua unidade, funcionando como canal de comunicação das atividades de nossas igrejas.
Você pode acessar as edições de O Estandarte, de 1893 a 2022, clicando aqui.
Maranata!
Era essa a oração da igreja primitiva: “Maranata!” Essa deve ser também a nossa súplica constante: “Vem, Senhor Jesus!” Isso quer dizer que a igreja cristã mantém sempre uma expectativa da volta de Jesus. Essa esperança faz com que vivamos o dia de hoje como se Cristo fosse voltar amanhã. Muitas pessoas não vivem dessa maneira. Ao contrário, levam a existência como se a nossa realidade fosse permanentemente a mesma. Não se preparam para a volta do Senhor. Nesta edição, O Estandarte destaca a Escatologia Reformada.
Como é que está a Escola Dominical?
No dia 17 de setembro, celebramos o Dia da Escola Dominical. Trata-se de uma instituição que começou sua história em 1780, por iniciativa de um jornalista episcopal chamado Robert Raikes. Portanto, completa 243 anos. Sem dúvida, a Escola Dominical deu grande contribuição no trabalho de implantação e desenvolvimento das igrejas. Mas a pergunta que não quer calar é esta: será que ela continua a ter importância e a ser valorizada? É tempo de avaliar!
Compromisso com a renovação
No dia 31 de julho, tomou posse a nova diretoria da Assembleia Geral, em culto solene realizado na abertura de sua XIII Reunião Ordinária, em Sorocaba, SP. Em nome da nova diretoria, seu presidente, o Rev. Sérgio Gini, destaca, nesta edição, que “o conceito de renovação também revela que a tradição é inovadora”. E, lembrando a origem da IPI do Brasil, acrescenta que ela precisa renovar seu compromisso como igreja reformada e brasileira.
Pela Coroa Real do Salvador!
Esse é o lema da IPI do Brasil desde sua organização no ano de 1903. A Pastoral da Diretoria, escrita pelo Rev. João Luiz Furtado, presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil, destaca que essa é uma coroa muito diferente dos reis e rainhas deste mundo. Ela não é de ouro nem de pedras brilhantes. É a coroa de espinhos que fez sangrar a cabeça de nosso Senhor. É pela pureza dessa coroa que a nossa igreja foi organizada, segundo artigo do Rev. Mário Ademar Fava.
Sob o poder do Espírito
No último domingo de maio, celebramos o Dia de Pentecostes. Essa data do calendário cristão é por demais importante. O Dia de Pentecostes celebra o nascimento da igreja. Portanto, podemos afirmar que é o dia do aniversário da Igreja de Jesus. Antes, não havia igreja. Somente depois, é que passou a existir a igreja. Antes, a palavra igreja mal chega a ser mencionada na Bíblia. Depois, são incontáveis as referências a ela. Esta edição destaca que a igreja serve ao Reino sob o poder do Espírito.
Servindo ao Reino na Família
No mês de maio, comemoramos o Dia das Mães. É data importante para as famílias. Muitas igrejas aproveitam a oportunidade para promover atividades que destacam a importância do lar. O Estandarte chama a atenção para a necessidade de servirmos ao Reino de Deus na vida familiar. Na verdade, muitas vezes no aconchego do lar, caem as máscaras sociais e o testemunho cristão deixa de ser dado. Mas é no seio da família o lugar mais importante para servir ao Reino.
A importância da Educação
Um dos temas mais importantes no Brasil de hoje é o da educação. Somos, historicamente, um país que investe pouco e mal na educação. Como cristãos, não podemos nos conformar com isso. Ao contrário, temos de valorizar a educação e de atuar para que os investimentos em educação sejam maiores e melhor aplicados. Isso tem de começar na própria igreja. Temos de ampliar os recursos para a formação bíblico-teológica de nossos pastores. Temos de priorizar a educação cristã de todos os membros em nossas igrejas locais.
Igreja, comunidade do Rei
O lema da nossa igreja neste ano de 2023 é: “120 anos a serviço do Reino de Deus”. Nesta edição, destacamos que a igreja é a comunidade do Rei. Embora a igreja não seja o Reino de Deus, ela é um povo cujo rei é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Nesse sentido, ao olhar para a igreja, o mundo tem de notar que temos uma dupla cidadania: somos cidadãos brasileiros, mas, acima disso, somos um povo cujo Rei é o Senhor Jesus.
Uma igreja missionária
No dia 28 de fevereiro, comemoramos o Dia Nacional de Missões. A data marca o nascimento do Rev. Caetano Luiz Gomes Nogueira Júnior. Ele foi um dos fundadores da IPI do Brasil. Seu ministério foi dedicado à obra missionária no interior do nosso país. Apesar de seus parcos recursos financeiros, nossa igreja sempre se dedicou à obra missionária. Isso significa que não podemos jamais nos acomodar nem ficarmos satisfeitos com o que já realizamos. Temos de ser, sempre, uma igreja missionária.
Há 130 anos servindo ao Reino
No dia 7 de janeiro de 1893, foi publicado o primeiro número de O Estandarte. Começamos 2023 celebrando 130 anos, enquanto a IPI do Brasil chegará aos 120 no dia 31 de julho. Sem exagero, a nossa igreja foi gerada no ventre de O Estandarte. Nas suas páginas, circularam as primeiras manifestações que culminariam no nascimento da denominação dez anos após o surgimento do jornal evangélico mais antigo do Brasil. Sempre a serviço do Reino!
DPO – Responsável pelos dados
Wellington Camargo