nota de falecimento: rev. othoniel gonçalves

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

nota de falecimento: rev. othoniel gonçalves

Rev. Othoniel Gonçalves – “Um príncipe tombou”
 
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento na madrugada de hoje, sábado, dia 24 de abril de 2021, do Rev. Othoniel Gonçalves, em decorrência da Covid – 19.
No dia 13 de abril, já havíamos informado ao arraial presbiteriano independente a respeito do falecimento de sua esposa Cleiri Bernardes da Silva Gonçalves, com a qual o Rev. Othoniel formava uma dupla imbatível e incansável no serviço para a glória de Deus.
Filho do casal Francisca e Daniel Antônio Gonçalves, ele nasceu no dia 7 de julho de 1936, foi ordenado ao ministério pastoral no dia 13 de março de 1966, e pertencia ao Presbitério Maringá.
O Rev. Othoniel marca a história da IPIB por diversos motivos.
Seu ministério pastoral sempre esteve ligado à cidade de Arapongas e à região do norte do Paraná. Foi ali que ele se formou em teologia no Instituto Bíblico João Calvino, em Arapongas. Foi ali que ele se tornou um esteio da IPIB na crise que afetou e dividiu a nossa igreja nos anos 70. Foi ali que, aliado ao Rev. Antônio de Godoy Sobrinho, de saudosa memória, desempenhou papel fundamental no estabelecimento e atuação do Seminário Teológico de Londrina.
Todavia, não se pode esquecer de seu trabalho no âmbito da Igreja Nacional, com destaque para os períodos em que integrou a Diretoria da Assembleia Geral da IPIB, de 1987 a 1989 e de 1999 a 2003.
Foram muitas as características do Rev. Othoniel. Dentre elas, destacamos algumas que mais o marcaram.
Em primeiro lugar, sua fidelidade à IPIB, permanecendo o tempo todo no ministério pastoral da nossa denominação, principalmente em momentos de crise em que alguns debandaram.
Em segundo lugar, sua constante preocupação em ser uma bênção para os outros. Muitas foram as pessoas beneficiadas pelo seu ministério.
Em terceiro lugar, sua inesgotável energia. Tanto isso é verdade que, mesmo jubilado, ele sempre continuou muito ativo como pastor.
Em quarto lugar, o seu bom humor. Mesmo nas piores situações, o Rev. Othoniel sempre contagiava a todos com sua alegria.
No momento em que redigimos essa nota, algumas pessoas estão se manifestando sobre o Rev. Othoniel.
Sua filha Eulina disse: “Venho dizer que o meu pai foi encontrar minha mãe”.
O Rev. Éber Ferreira Silveira Lima escreveu: “A perda do Rev. Othoniel é algo que também tem relação com família. Ele era um pai para todos nós na IPIB. Deus foi bondoso em nos dar o Othoniel por tantos anos, a fim de abençoar nossas vidas com seu entusiasmo, bom humor e amor à IPIB”.
O Rev. João Luiz Furtado, presidente da Assembleia Geral da IPIB, assim se manifestou: “Um príncipe tombou! Damos graças a Deus pela vida e ministério do Rev. Othoniel Gonçalves. Ele agora se juntou à Cleiri e ambos ocupam uma das moradas celestiais”.
Seu corpo será sepultado às 15h, na cidade de Arapongas.
Louvado seja Deus pela vida e ministério do Rev. Othoniel! Supliquemos o conforto divino a todos os seus familiares e às IPIs de Arapongas, do norte do Paraná e de todo o território nacional!