notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

nova igreja organizada

Igreja organizada na cidade de São José do Rio Preto, SP

IPI Prensa Francesa

Desde sexta, dia 28 de outubro, a IPI do Brasil conta com mais uma igreja organizada. Trata-se da IPI Vitral, na cidade São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo.

A mais nova igreja de nossa denominação surge de uma nova visão de plantação de igrejas a partir de parcerias e, por isso, difere do conceito de congregação desenvolvido até hoje.

Quem é fã de café sabe que a Prensa Francesa é um método diferente de preparo do café através de uma pequena jarra que vidro que contém um pistão. Por isso, este método foi adotado como metáfora para a organização da nova igreja pelo fato de representar uma nova forma de trabalho, porém para alcançar o mesmo objetivo.

A festa da organização
Um café especial, no domingo, dia 23 de outubro, reunindo o grupo base e os primeiros membros marcou o início da programação da organização da IPI Vitral.

Na sexta-feira, 28 de outubro, ocorreu a assembleia e o culto de organização, seguido de um jantar comunitário, no sábado, e um culto de gratidão, no domingo pela manhã.

Como parte das comemorações, a Vitral lançou uma série especial de lembranças para os seus membros e visitantes a fim de servirem de memoriais deste momento tão importante, entre eles um café comemorativo e camisetas com o slogan da organização: “Somos ainda mais Vitral”.

O pregador no ato da organização foi o Rev. João Luiz Furtado, presidente da Assembleia Geral da IPI do Brasil.

Estiveram presentes: Rev. Caio Batista, secretário de Evangelização; Rev. José Santos dos Passos, presidente do Sínodo Ocidental; Rev. Cleiton Marçal, pastor titular da 1ª IPI de Rio Preto; Rev. Mário Sérgio de Gois, secretário Pastoral e relator da comissão organizadora; além de outros pastores, presbíteros, líderes e membros das igrejas do presbitério.

A nova igreja foi organizada com 53 membros professos e 9 membros não professos. Para composição do Ministério de Ação Social e Diaconia (MASD), foram eleitos 1 diácono e 3 diaconisas. Para o Conselho, foram eleitos 5 presbíteros e 1 presbítera.

No ato da organização, também foi investido como pastor o Rev. Evandro Luís Moreira.

Conselho
Presbs. Bryan Rychard Matos Dias, Everton Thiago Neves, Iram Torquato da Silva Júnior, Ismael Maia Machado, Larissa Ramos Romero Ondei e Renato Lopes do Nascimento

Ministério Diaconal
Diacs. Alessandra Aparecida Camillo e Silva, Claudia Fagundes Bonato Torquato, Sara Elaine Barbosa Machado e Leonardo de Faria Ondei.

A história do projeto de plantação na região leste de Rio Preto, cidade com mais de 500 mil habitantes no noroeste paulista, depois denominado de Vitral, é um marco no movimento de plantação de igrejas a partir de parcerias.

Os primeiros movimentos para o uma nova igreja na região leste são resultados dos esforços e visão do Rev. Gilbean Ferraz.

Por razões pessoais, ele se transferiu para outro presbitério e o Presbitério Rio Preto providenciou outro plantador no início de 2014: o Rev. Evandro Luís Moreira e sua esposa, a Missionária Akila Viviane Relke Kneube Moreira.

O projeto se consolidou com a parceria entre o Presbitério Rio Preto, a 1ª IPI de Rio Preto, a Secretaria de Evangelização da IPIB e o casal de plantadores.

O segundo semestre de 2014 foi marcado pela entrada como parceira da The Outreach Foundation (fundação norte-americana de mobilização missionárias de igrejas presbiterianas) e a formação do grupo base com 28 adultos e 2 menores, todos da 1ª IPI de Rio Preto.

Registramos nossa gratidão a Deus por aqueles que participaram dos primeiros passos da IPI Vitral.

Em 14/12/2014, este grupo foi abençoado e enviado pela 1ª IPI, sob a liderança do Rev. Mário Sérgio de Góis.

De janeiro a outubro de 2015, o grupo base definiu o perfil e a filosofia ministerial da nova igreja. Parte desse esforço foi a escolha do nome Vitral, seus valores centrais e a criação da identidade visual que, além de uma logomarca, se resumiu em sua declaração de identidade, nos seguintes termos:

“Somos como pedaços de vidros, de diferentes tamanhos e cores, que são trabalhados por Deus para formar uma estrutura maior. Nosso compromisso é sermos translúcidos, isto é, permitir a passagem da luz do amor através de quem somos e do jeito que vivemos para que as pessoas redescubram quem é Jesus e o que Ele fez por nós. Ao afirmar que somos uma “igreja em pessoas”, assumimos o desafio de investir em relacionamentos, construindo uma comunidade impulsionada pelo Espírito para amarmos a Deus e aos outros. Somos uma comunidade cristã simples, missional e acolhedora. Somos a IPI Vitral, igreja em pessoas.”

A organização da IPI Vitral é motivo de alegria, pois, diante de uma histórico em que a maioria de nossas igrejas são organizadas após duas ou mais décadas de trabalho, este projeto iniciado em 2014, cumpriu seu objetivo em 2020.

Porém, por contingência dos quase dois anos de pandemia, a organização preparada para 2020 foi celebrada nos dias 28 a 30/10/2022.

Somos gratos a Deus por todos aqueles que servem e/ou serviram nesta comunidade durante estes sete anos de caminhada.

Por isso, adotamos como slogan para esta importante data “Somos ainda mais Vitral,” pois temos a convicção de que não estamos nos tornando igreja agora, mas estamos reconhecendo, pública e oficialmente, que a obra do Espírito Santo iniciada em 2013 frutificou e se consolidou.

Como marco de nossa maturidade, desde janeiro de 2020 somos parceiros na plantação da IPI Arena, em Presidente Prudente, SP.

A organização da IPI Vitral é uma mensagem de que a IPI do Brasil, a primeira igreja evangélica brasileira, bem como a primeira igreja evangélica na cidade de Rio Preto, pode desenvolver novos modelos missionários e eclesiásticos, com comunidades de fé saudáveis e relevantes.

Rev. Evandro Luís Moreira, pastor da IPI Vitral, São José do Rio Preto, SP

Acompanhe outras notícias