notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

Uma visibilidade que vale a pena

O tema desta edição é “Visto: o Reino de Deus na terra”

Adolescentes e jovens de todo Brasil chegarão a partir desta sexta-feira (20) em Maringá (PR) para participar da temporada de verão do Instituto TeenStreetBrasil, que começa no domingo (22) e vai até sexta (27). Mais de mil pessoas são esperadas, entre elas, 700 adolescentes (de 12 a 18 anos de idade) e 300 voluntários (entre jovens e adultos), divididos em equipes de trabalho para a realização do evento.

Ao longo de uma extensa e diversa programação de seis dias da Temporada de Verão, o objetivo é desafiar cada adolescente a ter uma vida profunda diante de Deus e que também seja relevante na sociedade. O tema desse ano será “Visto: o Reino de Deus na terra” (baseado no livro bíblico de Daniel e no Sermão do Monte). Em um mundo altamente midiático, o TeenStreetBrasil quer trazer ao adolescente a necessidade de ser notado, não por razões fúteis, mas pela sua relevância como pessoa e filho de Deus.

“Temos como objetivo ensinar aos adolescentes que, como cidadãos do Reino de Deus, devemos impactar a sociedade em que estamos inseridos; e eles farão isso por meio da obediência a Jesus e de um testemunho íntegro. É assim que podemos tornar Deus ‘visto’ pelos outros”, explica Thiago Mercedes, coordenador executivo do Instituto TeenStreetBrasil e um dos líderes do evento.

Voluntários
Cerca de 300 pessoas estarão no evento como voluntários, doando assim tempo e habilidades com o propósito de apoiar os adolescentes. Antes de virem, eles participaram de treinamentos online em uma plataforma de estudos criada pelo Instituto. Lá eles puderam aprender sobre o tema por meio de vídeos e de um e-book de quase 100 páginas. Muitos desses voluntários já foram participantes das temporadas do TeenStreetBrasil quando ainda eram adolescentes.

Programação
O primeiro evento da Temporada de Verão acontecerá nas dependências da UniCesumar e terá uma vasta programação, começando no domingo (22), às 10h00 e se encerrando na sexta-feira (27), às 09h00. O programa conta com ensinos criativos, encontros em pequenos grupos, simulações concretas de situações em outras culturas, gincanas solidárias e momentos de culto e música. Confira a seguir um resumo do programa:

Ensino Criativo: Música, arte, interação, games e até as refeições acontecem com o propósito de impactar com os valores da Palavra de Deus.

ConecTeen: são os encontros dos pequenos grupos, que proporcionam o crescimento espiritual, social e emocional por meio de temas relevantes, linguagem contextualizada e ministração que se reflete nos conceitos do coração e na vida prática.

Discovery: período para conhecer novas formas de cumprir o “Ide”, podendo conhecer novas culturas e possibilidades de falar do amor de Cristo. É um ambiente de desafios para que o adolescente possa refletir sobre o evangelho e sobre como pode compartilhar o amor de Jesus em diversas formas.

TNT Chalenge: (Teen Need Teen): em cada edição temos uma super desafio (corrida maluca, caça ao tesouro, entre outros). Conectamos diversão com a necessidade de ajudar outros adolescentes. Os participantes serão levados a apoiar com oração e levantamento de ofertas financeiras que serão enviadas para outros adolescentes de um projeto específico ao redor do mundo, com o objetivo de transformar realidades. Nessa edição, apoiaremos os adolescentes do México.

Sala do Trono: lugar para mergulhar na presença de Deus com liberdade, para expressar nossa adoração por meio da música e da arte, derramando o coração e sendo impactados por Deus.

Mais eventos em 2023
Será a primeira vez que o Instituto realizará três eventos em um único ano:

    • Temporada de Verão: 22 a 27 de janeiro
    • Temporada de Verão (Carnaval): 17 a 21 de fevereiro
    • Temporada de Inverno: 16 a 21 de julho

Uma das razões para isso é o aumento da necessidade emocional e espiritual dos adolescentes percebida pela liderança do TeenStreetBrasil. “Após a pandemia, a demanda dos adolescentes em termos de necessidade de uma vida com Deus parece muito maior e urgente hoje. Por isso, pretendemos expandir as possibilidades de participação desse público em nossas programações, onde queremos influenciá-los a viverem uma amizade verdadeira com Jesus e refleti-la em seu mundo. Janeiro sempre foi o nosso mês oficial, o Carnaval é uma data propícia para acampamentos de igrejas e, vimos nisso a possibilidade de reunir várias denominações num mesmo propósito aqui. E julho traz o ‘preenchimento’ das férias de inverno, oferecendo ao adolescente mais uma oportunidade de conhecer e se relacionar com Deus” diz Mercedes.

20 anos de TeenStreetBrasil
O Instituto TeenStreetBrasil completará duas décadas de existência no Brasil em 2024. Ele é um braço de uma estrutura internacional presente em 27 países. Sua missão é influenciar e preparar a nova geração para viver uma vida de real amizade com Cristo e de impacto transformador no mundo.

“Trabalhamos com as igrejas e famílias para motivar, equipar e caminhar ao lado dos adolescentes (cristãos) que buscam uma verdadeira amizade com Jesus e querem refleti-lo diariamente em seu mundo. Procuramos criar ambientes de experiência, treinamentos relevantes e amplificar tudo que ajude o adolescente a desenvolverem sua própria fé e amizade com Jesus”, conta Thiago.

Acompanhe outras notícias