notícias

IGREJA PRESBITERIANA INDEPENDENTE DO BRASIL

NOTA DA ALIANÇA EVANGÉLICA

Posicionamento foi emitido no dia 1º de março de 2024

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira, da qual a IPIB faz parte, emitiu uma nota oficial de posicionamento à Nota Técnica do Ministério da Saúde.

NOTA DE POSICIONAMENTO DA ALIANÇA EVANGÉLICA BRASILEIRA, CONTRÁRIA À NOTA TÉCNICA DO MS QUE FOI PUBLICADA DIA 28/02/24 E SUSPENSA EM 29/02/24

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira se opõe à Nota Técnica do Ministério da Saúde, ainda que tenha sido suspensa um dia após sua publicação, por acreditarmos na importância de expressar o pensamento de parte da população evangélica sobre este assunto, baseados em nossa convicção sobre o valor da vida humana, como criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus, e na compreensão dos avanços científicos.

1) Reconhecemos e não desconsideramos as complexidades e dificuldades de uma gravidez indesejada, sobretudo em contextos vulneráveis, e nos comprometemos com a empatia, o cuidado com os que sofrem e com a busca por soluções que não envolvam a desumanização do feto. Entendemos que um ser humano está em desenvolvimento desde a concepção e seu direito à vida deve ser protegido

2) Defendemos um Estado democrático e laico onde toda vida humana seja igualmente valorizada. Excluir ou depreciar grupos vulneráveis como os nascituros pode ameaçar essa igualdade e dignidade.

3) Apoiamos políticas públicas para prevenir a gravidez precoce e garantir o acesso à educação sexual e contraceptivos seguros como alternativa ao aborto. No Brasil o aborto é crime, mas devemos nos lembrar, e informar aos que desconhecem, que existem exceções previstas no Código Penal para situações específicas, como risco de vida para a mãe, estupro e anencefalia fetal. Manifestamos nosso compromisso em promover uma cultura de respeito à vida e de proteção aos mais vulneráveis, buscando soluções que preservem a dignidade e o direito à vida de todos, desde a concepção até o seu fim natural.

Que possamos, em meio às divergências, buscar sempre o diálogo respeitoso e ações que promovam o bem-estar e a justiça para toda a sociedade.

Brasília, 01 de março de 2024
Aliança Cristã Evangélica Brasileira

 

Fonte: Site da Aliança Evangélica

Acompanhe outras notícias